terça-feira, 17 de novembro de 2015

Contagem conquista título de “Cidade Aprendizagem” da Unesco

A cidade é a primeira de Minas a ganhar o selo concedido pela ONU

Jhonatan Otero
Contagem confirma mais um pioneirismo na área da educação e torna-se o primeiro município de Minas Gerais e o quarto do país a conquistar o selo de " Cidade Aprendizagem", concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A chancela foi oficializada na tarde dessa terça-feira (10/11), em Brasília, durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que contou com a presença de autoridades da entidade internacional e do secretário de Educação de Contagem, professor Ramon, além de uma caravana de estudantes e educadores contagenses que lotaram a plateia.
O Diretor da Unesco Hamburgo, Raúl Valdés, abriu a audiência pública esclarecendo que na "Cidade Aprendizagem" todos os espaços, equipamentos e pessoas de um município contribuem para ensinar e educar. Segundo ele, essas cidades constituem a base para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável de qualquer sociedade. "O aprendizado é constante e ocorre ao longo de toda a vida, desde que nascemos, em vários locais e maneiras. Aprendemos no ambiente escolar, familiar, no trabalho, na internet, de maneira formal e informal", explicou.

O secretário de Educação destacou que foi nessa concepção que Contagem recebeu o reconhecimento da Unesco, pois o Programa de Formação Continuada - em andamento no município, com destaque para as visitas domiciliares feitas pelos articuladores comunitários - visa "mudar a realidade onde o estudante está contribuindo para a redução da vulnerabilidade social e no combate às desigualdades".
Professor Ramon disse também que é preciso saber o que as pessoas veem nessa cidade que ensina. Por isso, segundo ele, durante visitas às casas dos estudantes, os articuladores comunitários fazem essa interlocução, emitem relatórios para a Secretaria de Educação, que por sua vez, busca a solução de problemas daquela família. "A escola não pode ser vista apenas a partir do olhar do professor, mas também a partir do olhar de quem vive naquele território. É assim que estamos construindo a territorialidade, prática fundamental para consolidação da cidade educadora", encerrou o secretário.
Na plateia , representando a população haitiana que vive em Contagem, o educador Phanel Georges, agradeceu os governos municipal e federal pela recepção humanitária que tem sido dispensada a ele e seus conterrâneos. "O Programa Escola sem Fronteiras, uma das ações educativas e inclusivas da Secretaria de Educação, promove a integração dos imigrantes, o que reforça o conceito de cidade aprendizagem".
Além de Contagem, e do município pernambucano, Jaboatão dos Guararapes, que também recebeu a chancela da Unesco, nessa terça-feira (10/11), Sorocaba e Carapicuíba já aderiram ao coletivo de "Cidades Aprendizagem" da Unesco.
O convite para que Contagem integrasse ao coletivo de Cidades de Aprendizagem, organizado e reconhecido pela Unesco, foi feito ao secretário de Educação, professor Ramon, durante a Segunda Conferência Internacional da Unesco Cidades de Aprendizagem. O encontro, que reuniu representantes de 148 municípios de 86 países de todos os continentes do mundo, ocorreu na cidade do México, entre os dias 28 e 30/9.


   
3
REPÓRTER: Cristina Proença   FOTO CRÉDITO: Jhonatan Otero   

BOLETIM ELETRÔNICO 81


BOLETIM ELETRÔNICO 80


BOLETIM ELETRÔNICO 79


BOLETIM ELETRÔNICO 78


BOLETIM ELETRÔNICO 76


BOLETIM ELETRÔNICO 75