quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pronatec chega à Educação de Jovens e Adultos

Projeto piloto unirá formação do Ensino Fundamental com a capacitação profissional

 Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Contagem, participam de formação para construir um currículo integrado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade EJA/FIC-Formação Inicial e Continuada. A proposta é que o novo currículo possa preparar os estudantes da EJA também para o mundo do trabalho.
A capacitação dos educadores da EJA está sendo conduzida por profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) e da Fundação do Ensino de Contagem (Funec). O processo prevê, inicialmente, três encontros com profissionais que atuam nas unidades escolares que adotarão os currículos integrados a partir de 2015. "A ideia é que cada professor, dentro da sua área de conhecimento, dê sua contribuição para formar o futuro profissional ou até mesmo empreendedor", explica a diretora do Departamento de Qualificação Profissional e coordenadora adjunta do Pronatec/Funec, Ariadne Coelho.

Projeto Piloto
De acordo com a Seduc, inicialmente, o Pronatec, na modalidade EJA-FIC, vai contemplar, aproximadamente, 325 estudantes que ingressaram na EJA, no segundo semestre de 2014, com perspectiva de ampliar em até 50%, em 2015.
Para a diretora do Decadi, departamento que cuida, dentre outros assuntos, da EJA em Contagem, Ana Paula Fernandes Pinto, o Pronatec/EJA é mais um instrumento de mobilidade social. "Além de possibilitar aos estudantes a conclusão do Ensino Fundamental, com 1.400 horas/aula; permite ao mesmo tempo, a conquista da capacitação profissional. Alguns deles nunca tiveram sequer carteira de trabalho."
O Pronatec EJA-FIC oferecerá os cursos de Agente Cultural, Promotor de Vendas, Porteiro e Vigia, Fotografia, Recepcionista, Operador de Computador, Operador de Caixa e Confecção de Bijuterias, sendo cada um ofertado em uma unidade de ensino, com duração de 200 horas cada.
Pronatec
Desde que foi implementado em Contagem, em outubro de 2013, o Pronatec já assegurou qualificação profissional a mais de 3.200 contagenses, por meio de mais de 20 diferentes cursos ofertados pelas unidades da Funec.

 

 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Estudantes do Icaivera visitam unidade do Gate




A visita integra uma das atividades do Proerd na escola 

 

Aproximadamente 50 estudantes, de 9 a 11 anos, da Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar, no bairro Icaivera, visitaram a unidade do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar de Minas Gerais, na capital, na quarta-feira (22/10).
A visita foi mais uma das atividades promovidas pela equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, que atua em parceria com as escolas, para prevenção ao uso de drogas e combate à violência entre crianças e jovens.
SeducDurante a visita, acompanhados de professores e do instrutor do Proerd, Sargento Rivelino de Oliva Rocha, os alunos tiveram oportunidade de conhecer de perto detalhes sobre o trabalho do grupo de elite da polícia mineira.
A professora Maria Helena de Paula Magalhães diz que ficou "mais deslumbrada com a visita" do que os próprios alunos. "O que mais me chamou a atenção foi a tecnologia de ponta adotada pelo Gate. Os equipamentos são altamente sofisticados".
A estudante Isadellis Luisa da Paixão Teixeira, 10 anos, comoveu-se ao saber dos riscos a que estão expostos os profissionais do Gate. "O esquadrão antibomba arrisca a própria vida para evitar grandes tragédias. Fiquei impressionada com esse trabalho dos policiais", comentou a menina durante a apresentação das técnicas para desarmamento de bombas e negociação com sequestradores.

Atuação
O Proerd atua na Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar, no Icaivera, há 10 anos. Ao longo desse período, cerca de mil estudantes da unidade já se formaram no programa.
Moradora do bairro, a diretora da unidade de ensino, Maria Aparecida da Silva Batista, relata que a violência diminuiu "significativamente" na região, após o trabalho do Proerd na escola. "Antes, quase todos os finais de semana perdíamos um jovem por envolvimento com drogas. Hoje, esse número diminuiu bastante", enfatizou.

De acordo com o sargento Rivelino, além do foco na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência, o Proerd trabalha temas para reforçar a autoestima dos alunos e para aprimorar o espírito de cidadania. Para ele, os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos, dar carinho sempre, mas sem adotar posturas permissivas. "Para a Polícia Militar é gratificante contribuir para melhorar a sociedade. Mas é importante destacar que a família também exerce relevante papel para evitar que o filho tome a trajetória das drogas", alertou o instrutor.

BOLETIM ELETRONICO 35


BOLETIM ELETRÔNICO 34


BOLETIM ELETRÔNICO 33


BOLETIM ELETRÔNICO 32


BOLETIM ELETRÔNICO 31


BOLETIM ELETRÔNICO 29