quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pronatec chega à Educação de Jovens e Adultos

Projeto piloto unirá formação do Ensino Fundamental com a capacitação profissional

 Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Contagem, participam de formação para construir um currículo integrado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade EJA/FIC-Formação Inicial e Continuada. A proposta é que o novo currículo possa preparar os estudantes da EJA também para o mundo do trabalho.
A capacitação dos educadores da EJA está sendo conduzida por profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) e da Fundação do Ensino de Contagem (Funec). O processo prevê, inicialmente, três encontros com profissionais que atuam nas unidades escolares que adotarão os currículos integrados a partir de 2015. "A ideia é que cada professor, dentro da sua área de conhecimento, dê sua contribuição para formar o futuro profissional ou até mesmo empreendedor", explica a diretora do Departamento de Qualificação Profissional e coordenadora adjunta do Pronatec/Funec, Ariadne Coelho.

Projeto Piloto
De acordo com a Seduc, inicialmente, o Pronatec, na modalidade EJA-FIC, vai contemplar, aproximadamente, 325 estudantes que ingressaram na EJA, no segundo semestre de 2014, com perspectiva de ampliar em até 50%, em 2015.
Para a diretora do Decadi, departamento que cuida, dentre outros assuntos, da EJA em Contagem, Ana Paula Fernandes Pinto, o Pronatec/EJA é mais um instrumento de mobilidade social. "Além de possibilitar aos estudantes a conclusão do Ensino Fundamental, com 1.400 horas/aula; permite ao mesmo tempo, a conquista da capacitação profissional. Alguns deles nunca tiveram sequer carteira de trabalho."
O Pronatec EJA-FIC oferecerá os cursos de Agente Cultural, Promotor de Vendas, Porteiro e Vigia, Fotografia, Recepcionista, Operador de Computador, Operador de Caixa e Confecção de Bijuterias, sendo cada um ofertado em uma unidade de ensino, com duração de 200 horas cada.
Pronatec
Desde que foi implementado em Contagem, em outubro de 2013, o Pronatec já assegurou qualificação profissional a mais de 3.200 contagenses, por meio de mais de 20 diferentes cursos ofertados pelas unidades da Funec.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário