quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Gestores debatem avaliação da aprendizagem nas escolas

Encontro abriu a série de reflexões sobre métodos avaliativos da aprendizagem



A avaliação da aprendizagem foi tema do encontro que reuniu mais de 100 dirigentes e pedagogos da Rede Municipal de Ensino, dia 31/10, sexta-feira, no auditório da PUC Contagem. Promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a formação foi conduzida pelo professor e consultor Rudá Ricci.
Representante da Seduc, a gestora de Políticas Educacionais, Gleice Emerick, destacou que o encontro representava o início de uma série de reflexões sobre os métodos de avaliação, que subsidiará o desenvolvimento do trabalho nas escolas municipais. A proposta, segundo ela, "inclui também a construção de um mapa sobre a situação das unidades, evidenciando os projetos pedagógicos e o fluxo de avaliações".
Para o palestrante, Rudá Ricci, a adoção apenas da avaliação classificatória, ou seja, a da nota, que estabelece ranking de desempenho entre os estudantes é uma prática perversa das escolas. "Quando avalio meu aluno somente com prova, deixo de ser justo na avaliação e há um empobrecimento da minha carreira, enquanto educador".
A concepção de ciclo de formação humana, de acordo com Rudá, exige a adoção da avaliação formativa, aquela que acompanha o desenvolvimento de cada educando, com suas peculiaridades, facilidades e dificuldades específicas. "No momento em que trabalhamos para estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de interpretação, autonomia e criticidade, massificar e padronizar a avaliação é ir na contramão do papel de educador".
Diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Industrial, há três mandatos, Tereza Cristina de Oliveira, aprovou o encontro para se discutir os métodos de avaliação. "Achei muito produtiva a formação. Ficou claro que é possível adotar algumas diretrizes para melhoria dos métodos avaliativos", enfatizou a dirigente, lembrando que o processo deve ser dinâmico, com planejamento, intervenções e aferição dos resultados.
Servidora na rede há 27 anos, a pedagoga e professora na Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar, no bairro Icaivera, Neide Santos, acredita que a melhoria na avaliação exige maior discussão nas unidades de ensino. "Temos pouco tempo para conversar com os profissionais, precisamos trocar mais informações sobre os estudantes."
Para o colega de profissão, pedagogo, nos turnos da manhã e tarde, na Escola Municipal Giovanini Chiodi, em Nova Contagem, Vinícius Alves de São José, também acredita que maior tempo de discussão entre o grupo pedagógico da unidade pode aprimorar a avaliação.
Durante o evento, os participantes debateram sobre os mais diversos instrumentos de avaliação tais como provas objetivas, provas abertas, observação e registro, além da autoavaliação (portfólio).

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