Encontro abriu a série de reflexões sobre métodos avaliativos da aprendizagem
A avaliação da aprendizagem foi tema do
encontro que reuniu mais de 100 dirigentes e pedagogos da Rede Municipal
de Ensino, dia 31/10, sexta-feira, no auditório da PUC Contagem.
Promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal
de Educação (Seduc), a formação foi conduzida pelo professor e consultor
Rudá Ricci.
Representante da Seduc, a gestora de
Políticas Educacionais, Gleice Emerick, destacou que o encontro
representava o início de uma série de reflexões sobre os métodos de
avaliação, que subsidiará o desenvolvimento do trabalho nas escolas
municipais. A proposta, segundo ela, "inclui também a construção de um
mapa sobre a situação das unidades, evidenciando os projetos pedagógicos
e o fluxo de avaliações".
Para o palestrante, Rudá Ricci, a adoção
apenas da avaliação classificatória, ou seja, a da nota, que estabelece
ranking de desempenho entre os estudantes é uma prática perversa das
escolas. "Quando avalio meu aluno somente com prova, deixo de ser justo
na avaliação e há um empobrecimento da minha carreira, enquanto
educador".
A concepção de ciclo de formação humana,
de acordo com Rudá, exige a adoção da avaliação formativa, aquela que
acompanha o desenvolvimento de cada educando, com suas peculiaridades,
facilidades e dificuldades específicas. "No momento em que trabalhamos
para estimular no aluno o desenvolvimento da capacidade de
interpretação, autonomia e criticidade, massificar e padronizar a
avaliação é ir na contramão do papel de educador".
Diretora da Escola Municipal Nossa
Senhora Aparecida, no bairro Industrial, há três mandatos, Tereza
Cristina de Oliveira, aprovou o encontro para se discutir os métodos de
avaliação. "Achei muito produtiva a formação. Ficou claro que é possível
adotar algumas diretrizes para melhoria dos métodos avaliativos",
enfatizou a dirigente, lembrando que o processo deve ser dinâmico, com
planejamento, intervenções e aferição dos resultados.
Servidora na rede há 27 anos, a pedagoga
e professora na Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar, no
bairro Icaivera, Neide Santos, acredita que a melhoria na avaliação
exige maior discussão nas unidades de ensino. "Temos pouco tempo para
conversar com os profissionais, precisamos trocar mais informações sobre
os estudantes."
Para o colega de profissão, pedagogo,
nos turnos da manhã e tarde, na Escola Municipal Giovanini Chiodi, em
Nova Contagem, Vinícius Alves de São José, também acredita que maior
tempo de discussão entre o grupo pedagógico da unidade pode aprimorar a
avaliação.
Durante o evento, os participantes
debateram sobre os mais diversos instrumentos de avaliação tais como
provas objetivas, provas abertas, observação e registro, além da
autoavaliação (portfólio).
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