quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estudantes da Escola Carlos Drummond apresentam Mostra de Arte Visual

Estudantes do terceiro ano do 1º ciclo da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade (Caic), do bairro Riacho das Pedras, apresentaram a 1ª Mostra de Arte Visual, na última terça-feira (16/12), em homenagem ao artista plástico brasileiro, Cândido Portinari. Com a presença de aproximadamente 80 familiares, no auditório da unidade, os pequenos de 8 e 9 anos fizeram uma apresentação com citações de Portinari, e cantaram a música Lá vai Cândido, da banda A Quatro Vozes. Em seguida, os educandos mostraram ao público presente as obras feitas por eles.
Idealizado pela professora de Artes, Rosália Cruz, o projeto iniciou no começo do ano. Até chegar à etapa final, de colocar a mão na massa e pintar, os alunos aprenderam a história da arte, do pintor e as técnicas da pintura. “O trabalho final é o fazer. Mas esse estudo da obra e do artista, o caminho que ele percorre, é um ponto fundamental. É claro que queremos um produto, como vimos na exposição, mas todo o processo é de importância maior”, disse a professora.


Para a diretora, Luiza Maria de Souza Gomes, o mais importante desse projeto foi o envolvimento dos estudantes, da família e dos demais servidores da escola. “Teve até pais que compraram cavalete para o filho continuar pintando em casa. Isso mostra o quanto os familiares também estiveram envolvidos no trabalho”, disse a servidora.


Talento - Jaqueline Carvalho, de 35 anos, mãe da estudante Giulia Carvalho Silva, de nove anos, diz estar bastante satisfeita com o resultado. “Essa atividade que os alunos fizeram aqui na escola, estimula a pintura, a arte, e a leitura para ter conhecimento sobre a arte em si. O interessante foi que despertou na Giulia uma curiosidade pelo artista Portinari. E mais do que isso, ela também quer saber de outros pintores”, contou a mãe com satisfação. A pequena Giulia relata sua experiência: “Aprendi muita coisa durante o ano, como a história do Cândido Portinari. Gostei muito de tudo, tanto que vou continuar pintando em casa”.


A estudante Thayssa Kelly, de nove anos, também demonstra que gostou e aprendeu muito na disciplina de Artes. “A primeira vez que pintei foi aqui na escola, neste ano. Gostei muito, porque é divertido. Quando a gente pinta, desestressa e viaja nas cores.”.
No próximo ano, segundo a professora de Artes, ainda não tem um artista definido para trabalhar com o 3º Ano (atual 2º ano). A ideia é fazer um trabalho interdisciplinar, para os outros professores também trabalharem o tema dentro de suas respectivas matérias.

Coletânea de Projetos de Leitura é entregue aos autores

   A Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa de Leitura Contagem das Letras, realizou a entrega da revista “Coletânea de Projetos de Leitura do Vereda Literária” aos autores dos trabalhos participantes da Promoção Literária 2014. A entrega, com a presença do secretário adjunto de Educação, Ademilson Ferreira, reuniu ainda diretores, professores, pedagogos e profissionais de biblioteca que atuam na rede municipal de ensino, em cerimônia na Una Contagem, no último dia 12.

Ao assegurar que as ações do Vereda Literária prosseguem no próximo ano, Ademilson Ferreira exaltou a importância de iniciativas de incentivo à leitura no processo ensino/aprendizagem. “Sabemos que a leitura e interpretação de textos contribui para elevar o aproveitamento dos conteúdos de todas as disciplinas, por isso nosso objetivo é oferecer condições para aprimorar ainda mais este projeto em 2015”, enfatizou o secretário.
O Vereda Literária é um amplo projeto voltado para a valorização da leitura, literatura, livros e bibliotecas que subdivide-se em Estação das Letras, Primavera Literária e Promoção Literária. Esse último promove ações de incentivo à leitura, por meio da escrita e execução de projetos literários nas unidades de ensino, cuja temática neste ano perpassou pelos “Clássicos da Literatura”.

Para a diretora do Cemei Eustáquio Junio Matosinhos, Neide de Oliveira Gonçalves, no bairro Petrolândia, o tema deste ano foi muito importante para o resgate dos clássicos, que andam um pouco escondidos nas prateleiras por causa de obras contemporâneas lançadas no mercado anualmente.


A dirigente do Programa de Leitura Contagem das Letras, Alessandra Soares, elogiou os trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes da Promoção Literária e anunciou que em 2015 a temática será “Memórias na Literatura”. A proposta incui a produção de um projeto, memorial, portfólio, artigo, acompanhado de formações com certificação”, concluiu.
Participantes 2014 : EM Carlos Drummond de Andrade, Cemei Eustáquio Junio Matosinhos, Cemei Nova Contagem, Cemei Perobas, Cemei São Judas Tadeu, Educarte Campo Alto, EM Dora de Mattos, EM Eli Horta Costa, EM Glória Marques Diniz, EM Ivan Diniz Macedo, EM José Silvino Diniz, EM Maria do Carmo Orechio, EM Maria Silva Lucas, EM Otacir Nunes dos Santos, EM Profª Ana Guedes Vieira Anexo, EM Profª Ana Guedes Vieira, EM Rita Carmelinda Rocha, EM Vereador Jésu Milton dos Santos e EM Virgílio de Melo Franco.

Solidariedade marca o Natal na Escola Heitor Villa Lobos

Há 15 anos, iniciativa de educadora mobiliza amigos e familiares

Jhonatan Otero
O Papai Noel antecipou sua chegada na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no bairro Inconfidentes, e atendeu ao pedido das cartinhas enviadas pelos 250 estudantes, com idades entre 6 e 9 anos. A festa da entrega dos presentes, na segunda-feira (15/12), foi marcada por sorrisos e brilho nos olhos da criançada que se emocionou com o atendimento do bom velhinho. Idealizada pela professora Erenita Alves Costa a comemoração do Natal na escola já ocorre há 15 anos.
A professora contou que tudo começou quando constatou que muitos de seus alunos não recebiam sequer um presente de fim de ano e sentiu que precisava fazer alguma coisa para mudar aquela realidade. "Ao trabalhar redação, pedi que eles escrevessem uma carta para o Papai Noel, como atividade de escrita. Eles nem desconfiaram que por trás daquela atividade, minha intenção era procurar atender aos pedidos. Consegui os padrinhos e todos foram presenteados. Foi uma surpresa, no fim do ano", revelou a professora, que mesmo aposentada, prossegue com o projeto.
Para conseguir os presentes, a professora distribui as cartas entre amigos, conhecidos e familiares, que fazem questão de atender fielmente os pedidos. No início, apenas os alunos da professora Erenita eram contemplados, hoje, a iniciativa já beneficia todas as turmas do 1º Ciclo.
http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/bancoimagens/dsc_3479.jpg"Se cada um de nós fizer um pouquinho, podemos fazer uma sociedade melhor", diz o caminhoneiro Arildo Ornelas, 38 anos, um dos padrinhos com quem Erenita pode contar, todos os anos, para garantir a magia do Natal aos educandos da Escola Heitor Villa Lobos.
Emoção
De acordo com a diretora Regina Mendes Barbosa, a maioria dos estudantes pede boneca, bola e carrinho de controle remoto, mas há também os pedidos que surpreendem e emocionam pelo teor. "Já teve aluno que pediu um frango assado, outros para que o pai parasse de beber, outros para conhecer o pai. Isso mexe demais com a gente". A diretora informou que mais de 70% dos estudantes da escola moram em vilas da região. Algumas mães, segundo ela, dizem que o presente da escola é o único recebido pelos filhos no Natal.
Concretizar o sonho das crianças pode ser simples. Um pequeno estojo de maquiagem, por exemplo, pode ser um grande presente para as mais vaidosas, como é o caso da estudante Isabela Araújo de Oliveira, 9 anos. "Adorei meu presente, pedi maquiagem porque tenho muitas festas para ir neste final de ano", disse a menina, já exibindo suas pálpebras cor-de-rosa.
Há ainda quem peça ao Papai Noel presentes mais exóticos, como o pequeno Kelson Monteiro, 7 anos, que durante a festa não desgrudou os olhos da gaiola que abrigava o seu mais "novo amiguinho": um hamster. "Adoro bichos e ter um hamster de estimação era meu sonho", justificou o menino, dizendo que teve consentimento dos pais para fazer o pedido.
http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/bancoimagens/dsc_3502.jpgMobilização
Além da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, outras unidades Rede Municipal de Ensino se mobilizam todos os anos para assegurar o encanto do Natal para milhares de crianças carentes.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (Secom), também lançou uma campanha para incentivar os servidores municipais a adotarem cartinhas do Papai Noel. As cartas foram escritas por crianças carentes e entregues aos Correios e na Carreta do Papai Noel, atividade da Secom desenvolvida em todas as regiões da cidade.
"O objetivo da campanha, além de fazer as crianças felizes, atendendo aos pedidos, e mantendo viva a magia do Natal, é despertar o sentimento de solidariedade entre os servidores municipais", informou o secretário de Comunicação e Transparência, Albert Plucky.
A campanha conta com o apoio da Fundação Cultural de Contagem (Fundac) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Estudantes do Projeto Camaleão rendem homenagem a Renato Russo

Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Industrial, participantes do Projeto Camaleão Arte na Escola, renderam um tributo a Renato Russo, na na noite do último dia 17, durante apresentação de espetáculo para um público de quase duzentas pessoas, no auditório da unidade de ensino.Durante cerca de duas horas, o público mais jovem teve oportunidade de conhecer, e o público adulto, de recordar um pouco da obra desse cantor e compositor brasileiro, que se tornou célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana, nos anos 80.Interpretadas pelos estudantes, músicas como Eu Sei, Geração Coca-Cola, Ainda é Cedo, Quando Você Voltar, Hoje à noite não tem Luar, Fábrica, Vinte e Nove, Palavras Repetidas, Pais e Filhos, Vento no Litoral, Monte Castelo, Mais uma vez, Mil Pedaços, arrancaram aplausos e emocionaram a plateia. A diretora da escola, Tereza Cristina de Oliveira, informou que antes da apresentação artística , os estudantes “mergulharam” em estudos sobre a trajetória musical de Renato Russo.Estudaram ainda sobre a história do rock in rool e sobre os movimentos culturais juvenis que beberam da fonte do Rock . Dentre eles, os inquietos e insubordinados punk´s, os quietos e questionadores hippies, os movimentos urbanos do pop rock, rock de garagem e uma gama de tribos que expressavam todo o seu questionamento perante o mundo utilizando-se da guitarra elétrica como manifestação cultural.
Parceria Educação e Cultura - Além da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, o Projeto Camaleão Arte na Escola é desenvolvido também nas escolas municipais Professora Maria de Matos Silveira, na Vila Pérola, e Sócrates Mariani Bittencourt, no Bairro Novo Eldorado. Atualmente, 150 crianças e jovens das escolas exercitam suas habilidades artísticas, no contraturno escolar, duas vezes por semana.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

BOLETIM ELETRÔNICO 42


Estudantes da Ricardo Braz recebem cerificado do Proerd

Na tarde dessa quinta-feira (11/12), 150 estudantes do 1º Ciclo da Escola Municipal Professor Ricardo Braz Gomes Barreto, no bairro Perobas, receberam o certificado da formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) - uma parceria da Polícia Militar de Minas Gerais com as unidades de ensino. O evento, que ocorreu no ginásio da própria escola, contou com a presença de dezenas de familiares dos estudantes, além da equipe da Polícia Militar e educadores da unidade.

O projeto na escola foi desenvolvido ao longo de novembro, durante quatro encontros entre os instrutores do Proerd e crianças de 6 a 8 anos. Sempre com foco na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência entre jovens, o Proerd trabalha temas para reforçar a autoestima dos alunos e o aprimoramento do espírito de cidadania. Também orienta os adolescentes para lidar com tensões e resistir às pressões sociais.

A diretora da escola, Soraya Aparecida Ferreira Silva, exalta o trabalho da Polícia Militar. “É muito importante que nossos estudantes participem desse Programa, pois a prevenção às drogas é deve começar desde cedo”, disse.

Para o pequeno Pablo Henrique Batista de Souza, de oito anos, foi muito bom participar do Programa. “Aprendi muita coisa, como não andar na rua sozinho; não mexer com drogas; não brigar e, muito mais”. A mãe de Pablo, Luana, 28, também prestigiou o evento e elogiou o o Proerd. “É bom porque conscientiza os estudantes sobre a criminalidade, para saber o que fazer e quando tem que agir, e isso é muito importante para o crescimento das crianças”.

Ao final da solenidade, o Tenente Coronel Márvio Cristo Moreira finalizou dizendo aos formandos: “Vocês seguindo este treinamento, terão sucesso e serão boas pessoas. Esta é uma oportunidade de se tornar uma pessoa melhor, de transformar o país melhor”.