quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estudantes da Escola Carlos Drummond apresentam Mostra de Arte Visual

Estudantes do terceiro ano do 1º ciclo da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade (Caic), do bairro Riacho das Pedras, apresentaram a 1ª Mostra de Arte Visual, na última terça-feira (16/12), em homenagem ao artista plástico brasileiro, Cândido Portinari. Com a presença de aproximadamente 80 familiares, no auditório da unidade, os pequenos de 8 e 9 anos fizeram uma apresentação com citações de Portinari, e cantaram a música Lá vai Cândido, da banda A Quatro Vozes. Em seguida, os educandos mostraram ao público presente as obras feitas por eles.
Idealizado pela professora de Artes, Rosália Cruz, o projeto iniciou no começo do ano. Até chegar à etapa final, de colocar a mão na massa e pintar, os alunos aprenderam a história da arte, do pintor e as técnicas da pintura. “O trabalho final é o fazer. Mas esse estudo da obra e do artista, o caminho que ele percorre, é um ponto fundamental. É claro que queremos um produto, como vimos na exposição, mas todo o processo é de importância maior”, disse a professora.


Para a diretora, Luiza Maria de Souza Gomes, o mais importante desse projeto foi o envolvimento dos estudantes, da família e dos demais servidores da escola. “Teve até pais que compraram cavalete para o filho continuar pintando em casa. Isso mostra o quanto os familiares também estiveram envolvidos no trabalho”, disse a servidora.


Talento - Jaqueline Carvalho, de 35 anos, mãe da estudante Giulia Carvalho Silva, de nove anos, diz estar bastante satisfeita com o resultado. “Essa atividade que os alunos fizeram aqui na escola, estimula a pintura, a arte, e a leitura para ter conhecimento sobre a arte em si. O interessante foi que despertou na Giulia uma curiosidade pelo artista Portinari. E mais do que isso, ela também quer saber de outros pintores”, contou a mãe com satisfação. A pequena Giulia relata sua experiência: “Aprendi muita coisa durante o ano, como a história do Cândido Portinari. Gostei muito de tudo, tanto que vou continuar pintando em casa”.


A estudante Thayssa Kelly, de nove anos, também demonstra que gostou e aprendeu muito na disciplina de Artes. “A primeira vez que pintei foi aqui na escola, neste ano. Gostei muito, porque é divertido. Quando a gente pinta, desestressa e viaja nas cores.”.
No próximo ano, segundo a professora de Artes, ainda não tem um artista definido para trabalhar com o 3º Ano (atual 2º ano). A ideia é fazer um trabalho interdisciplinar, para os outros professores também trabalharem o tema dentro de suas respectivas matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário