quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Solidariedade marca o Natal na Escola Heitor Villa Lobos

Há 15 anos, iniciativa de educadora mobiliza amigos e familiares

Jhonatan Otero
O Papai Noel antecipou sua chegada na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no bairro Inconfidentes, e atendeu ao pedido das cartinhas enviadas pelos 250 estudantes, com idades entre 6 e 9 anos. A festa da entrega dos presentes, na segunda-feira (15/12), foi marcada por sorrisos e brilho nos olhos da criançada que se emocionou com o atendimento do bom velhinho. Idealizada pela professora Erenita Alves Costa a comemoração do Natal na escola já ocorre há 15 anos.
A professora contou que tudo começou quando constatou que muitos de seus alunos não recebiam sequer um presente de fim de ano e sentiu que precisava fazer alguma coisa para mudar aquela realidade. "Ao trabalhar redação, pedi que eles escrevessem uma carta para o Papai Noel, como atividade de escrita. Eles nem desconfiaram que por trás daquela atividade, minha intenção era procurar atender aos pedidos. Consegui os padrinhos e todos foram presenteados. Foi uma surpresa, no fim do ano", revelou a professora, que mesmo aposentada, prossegue com o projeto.
Para conseguir os presentes, a professora distribui as cartas entre amigos, conhecidos e familiares, que fazem questão de atender fielmente os pedidos. No início, apenas os alunos da professora Erenita eram contemplados, hoje, a iniciativa já beneficia todas as turmas do 1º Ciclo.
http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/bancoimagens/dsc_3479.jpg"Se cada um de nós fizer um pouquinho, podemos fazer uma sociedade melhor", diz o caminhoneiro Arildo Ornelas, 38 anos, um dos padrinhos com quem Erenita pode contar, todos os anos, para garantir a magia do Natal aos educandos da Escola Heitor Villa Lobos.
Emoção
De acordo com a diretora Regina Mendes Barbosa, a maioria dos estudantes pede boneca, bola e carrinho de controle remoto, mas há também os pedidos que surpreendem e emocionam pelo teor. "Já teve aluno que pediu um frango assado, outros para que o pai parasse de beber, outros para conhecer o pai. Isso mexe demais com a gente". A diretora informou que mais de 70% dos estudantes da escola moram em vilas da região. Algumas mães, segundo ela, dizem que o presente da escola é o único recebido pelos filhos no Natal.
Concretizar o sonho das crianças pode ser simples. Um pequeno estojo de maquiagem, por exemplo, pode ser um grande presente para as mais vaidosas, como é o caso da estudante Isabela Araújo de Oliveira, 9 anos. "Adorei meu presente, pedi maquiagem porque tenho muitas festas para ir neste final de ano", disse a menina, já exibindo suas pálpebras cor-de-rosa.
Há ainda quem peça ao Papai Noel presentes mais exóticos, como o pequeno Kelson Monteiro, 7 anos, que durante a festa não desgrudou os olhos da gaiola que abrigava o seu mais "novo amiguinho": um hamster. "Adoro bichos e ter um hamster de estimação era meu sonho", justificou o menino, dizendo que teve consentimento dos pais para fazer o pedido.
http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/bancoimagens/dsc_3502.jpgMobilização
Além da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, outras unidades Rede Municipal de Ensino se mobilizam todos os anos para assegurar o encanto do Natal para milhares de crianças carentes.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (Secom), também lançou uma campanha para incentivar os servidores municipais a adotarem cartinhas do Papai Noel. As cartas foram escritas por crianças carentes e entregues aos Correios e na Carreta do Papai Noel, atividade da Secom desenvolvida em todas as regiões da cidade.
"O objetivo da campanha, além de fazer as crianças felizes, atendendo aos pedidos, e mantendo viva a magia do Natal, é despertar o sentimento de solidariedade entre os servidores municipais", informou o secretário de Comunicação e Transparência, Albert Plucky.
A campanha conta com o apoio da Fundação Cultural de Contagem (Fundac) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário