quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projeto entre estudantes de Contagem e Papagaios resgata magia da carta pessoal



Em meio à era digital, estudantes da Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, no bairro Industrial, em Contagem, encantam-se com a experiência da escrita, envio e recebimento de cartas pessoais. Há três anos, educandos das turmas do 9º ano trocam correspondências sobre a vida e obra de Bartolomeu Campos de Queirós, com colegas de unidades de ensino de Papagaios, cidade onde viveu o escritor mineiro, na região central do estado, a 144 km da capital.


A atividade integra o Projeto Pedagógico Literário Escritores de Minas “Lendo e Conhecendo Bartolomeu”, idealizado e coordenado pela professora de Português da rede municipal de Contagem, Maria da Conceição de Oliveira, desde 2012.“ A princípio, a ideia era trabalhar a cada ano a obra de um escritor. Mas a experiência com Papagaios deu tão certo, que decidimos permanecer com a obra de Bartolomeu Queirós”, explica a educadora. Para ela, esse tipo de trabalho sempre contribui para ampliar, ainda mais, os conhecimentos dos estudantes . “ Por isso, desde que ingressei na rede, há 20 anos, sempre procurei desenvolver projetos literários que aproximam alunos e autores”, enfatiza.


Em sua terceira edição, em 2014, o projeto envolveu aproximadamente 120 educandos dos dois municípios. Durante o segundo semestre, eles escreveram cartas uns aos outros, relatando suas impressões sobre obras do escritor. Assim, “Correspondência”, “Por parte de pai”, “Antes do depois”, e “Ler, escrever e fazer conta de cabeça” destacaram-se entre os livros trabalhados com os alunos.


A Secretária Executiva da Associação e do Museu Bartolomeu C. Queirós, Rosa Maria Filgueiras, diz que o trabalho realizado em parceria com Contagem chegou somando o sonho de incentivar a cultura e dar visibilidade a trajetória de escritor e a obra literária de Bartolomeu. “Foi uma alegria quando, há quatro anos, recebemos o convite, pois, nossa intenção era mesmo manter vivo o legado do nosso querido conterrâneo e poeta, por meio do incentivo à leitura e à escrita”.


Para Daniel Vittor Alves Mendes, 15 anos, estudante EM. Vereador Jésu Milton dos Santos, “Correspondência” foi o livro mais interessante, pois retrata a importância dos valores humanos como amor e respeito. “Trocar cartas e conhecer o universo dos estudantes de Papagaios também foi muito interessante. Hoje já até criamos um grupo no WhatsApp”, diz Daniel, ao destacar o estreitamento dos laços de amizade com os colegas de Papagaios.


Além da troca de correspondências e trabalhos relacionados a gêneros textuais, escrita e leitura, os alunos pesquisam sobre aspectos culturais, históricos e socioeconômicos de ambas cidades. Eles também participam de passeios e outras atividades de lazer e de entretenimento inerentes à temática do projeto. Os estudantes de Contagem, por exemplo, nas três edições do projeto, visitaram o Centro de Distribuição dos Correios, no bairro Jaraguá, na capital, onde conheceram de perto, e com detalhes, toda a logística exigida para envio e recebimento de cartas e encomendas no país.


A conclusão do projeto de 2014 ocorreu no dia 28 de novembro, com a excursão dos estudantes de Contagem à cidade de Papagaios. O passeio também foi uma oportunidade para que conhecessem pessoalmente os colegas das escolas com quem trocaram cartas ao longo de projeto. Também foram recebidos por Rosa Maria Filgueiras, Secretária Executiva da Associação e do Museu Bartolomeu C. Queirós.


Nessa edição, o projeto envolveu alunos de quatro escolas de Papagaios: as estaduais Diogo de Castro, Jacir Lopes Duarte e Renato Filgueiras e, ainda, da instituição particular Educandário Cecília Meireles.












quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BOLETIM ELETRÔNICO 46


Contagem recebe exposição sobre a vida de Da Vinci

Prefeitura firma parceria e pretende levar 15 mil estudantes e educadores para visitarem a exposição

 

Divulgação

Contagem será a primeira cidade do país a receber a mostra "Da Vinci - A Exibição". Parceria firmada pela Prefeitura de Contagem com os organizadores vai possibilitar que, aproximadamente, 15 mil estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino visitem a exposição inédita, que apresenta a obra e a vida de Leonardo Da Vinci, considerado um gênio, por ter se destacado como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. A mostra será aberta nesta terça-feira (24/2) e vai ficar até 15/4, no Itaú Power Shopping. A abertura oficial do evento está marcada para as 10h e contará com a presença do prefeito Carlin Moura; do secretário de Educação, professor Ramon; da presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Renata Lima, e dos alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Machado de Assis.
Honrado com a escolha de Contagem como anfitriã, o prefeito Carlin Moura destacou que a comunidade escolar "terá uma oportunidade única de conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a obra e vida de um dos principais artistas da humanidade. Esta experiência vai enriquecer o currículo dos nossos alunos, possibilitando ver na prática o que, normalmente, eles estudam apenas na teoria".
Para que os estudantes e educadores de Contagem possam aproveitar ao máximo a oportunidade, foram confeccionadas cartilhas específicas tanto para os alunos quanto para os professores. "O material trabalhado previamente em sala de aula, vai possibilitar que eles aproveitem melhor o conteúdo e a visita à exposição. Os professores poderão ainda participar de debates e palestras sobre Da Vinci, o que também enriquece a atividade", enfatizou o secretário de Educação, professor Ramon.
Exposição
A mostra vai ficar em exposição no terceiro piso do Itaú Power Shopping, distribuída em nove salas, ocupando uma área de mais 1.000 m², que vai abrigar cerca de 800 m² de obras construídas. Cada sala terá um educador para apresentar as peças ao público. De acordo com os organizadores, o espaço tem capacidade para receber até 150 visitantes por hora.
Na exposição, o público vai encontrar detalhes sobre a vida de Da Vinci, por meio de fotos e textos, reproduções de alta qualidade do Código Da Vinci, cópias anatômicas e arte renascentista, além de uma área interativa, com 44 peças em tamanho original.
As peças foram criadas em colaboração com artesãos italianos responsáveis por interpretar o antigo dialeto florentino. Esses especialistas trouxeram à vida muitas máquinas e aparelhos projetados, mas nunca construídos por Leonardo Da Vinci, devido à falta de tecnologias modernas no século XVI. Cada uma das invenções foi construída com detalhes precisos do Código Da Vinci.
Erico de Angelis, presidente da empresa Exhibition Club, responsável por trazer a exposição para o Brasil, informa que de Minas Gerais, a exposição seguirá para Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Campinas. A exposição "Da Vinci - A Exibição" já esteve em Las Vegas, Manila, Buenos Aires, Cidade do México, Santiago de Chile, Quito, Bogotá, Montevidéu e outras importantes cidades mundiais.

 








sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Estudante do CAIC se destaca na Ginástica de Trampolim

 


  


Lorraine Souza Sampaio, de 14 anos, é estudante da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade (Caic), no bairro Riacho das Pedras, e uma dos 120 integrantes do projeto da Ginástica de Trampolim de Contagem, iniciativa da prefeitura, por meio das secretarias de Educação e a de Esporte, Lazer e Juventude. No projeto, desde os cinco anos de idade, a ginasta já viajou pelo Brasil e pelo mundo representando o país. Filha de Fabiana Souza, faxineira de 39 anos e de Marcelo Lima, de 38 anos, a garota faz parte da Seleção Brasileira Júnior, desde 2013.

Merecedora de, aproximadamente, 90 medalhas conquistadas de diversos campeonatos, ela pretende tornar a ginástica como profissão. Segundo ela, uma das medalhas mais suadas foi a do Mundial de Trampolim Sincronizado de 2014, em que ficou em 7º lugar. Mas foi outra vitória que a ginasta mais gostou. “Posso dizer que a medalha que mais significou para mim, entre muitas, foi a de Ouro na Sul americana de 2013, por eu representar o Brasil, pela primeira vez”, disse Lorraine, com um sorriso no rosto.

No ano passado, ela foi contemplada pelo Programa Bolsa Atleta Estadual. A bolsa mensal é para gastos com educação, saúde, inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação em eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo. Neste ano, a estudante busca uma Bolsa Atleta do Governo Federal

O Projeto – Com o apoio da Prefeitura de Contagem, o projeto iniciou há, aproximadamente, 10 anos, no Ginásio Poliesportivo do Riacho. Gratuito e aberto à comunidade, o treinamento com os estudantes, de 5 a 15 anos, passou a ser realizado no Poliesportivo do CSU Eldorado, desde julho do ano passado.“Antes, no Ginásio do Riacho, sempre tínhamos que montar e desmontar os equipamentos. Agora, aqui, está bem melhor. É um espaço exclusivos da ginástica, com parceria da Federação Mineira de Ginástica (FMG) e com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)”, informa a coordenadora do projeto, Cristina Trópia.

Mais informações sobre o projeto da Ginástica de Trampolim de Contagem podem ser obtidas no próprio local de treino, na Rua Portugal, nº 29, bairro Eldorado, de segunda a sexta-feira, das 8h à 17 h.