quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Contagem recebe exposição sobre a vida de Da Vinci

Prefeitura firma parceria e pretende levar 15 mil estudantes e educadores para visitarem a exposição

 

Divulgação

Contagem será a primeira cidade do país a receber a mostra "Da Vinci - A Exibição". Parceria firmada pela Prefeitura de Contagem com os organizadores vai possibilitar que, aproximadamente, 15 mil estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino visitem a exposição inédita, que apresenta a obra e a vida de Leonardo Da Vinci, considerado um gênio, por ter se destacado como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. A mostra será aberta nesta terça-feira (24/2) e vai ficar até 15/4, no Itaú Power Shopping. A abertura oficial do evento está marcada para as 10h e contará com a presença do prefeito Carlin Moura; do secretário de Educação, professor Ramon; da presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Renata Lima, e dos alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Machado de Assis.
Honrado com a escolha de Contagem como anfitriã, o prefeito Carlin Moura destacou que a comunidade escolar "terá uma oportunidade única de conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a obra e vida de um dos principais artistas da humanidade. Esta experiência vai enriquecer o currículo dos nossos alunos, possibilitando ver na prática o que, normalmente, eles estudam apenas na teoria".
Para que os estudantes e educadores de Contagem possam aproveitar ao máximo a oportunidade, foram confeccionadas cartilhas específicas tanto para os alunos quanto para os professores. "O material trabalhado previamente em sala de aula, vai possibilitar que eles aproveitem melhor o conteúdo e a visita à exposição. Os professores poderão ainda participar de debates e palestras sobre Da Vinci, o que também enriquece a atividade", enfatizou o secretário de Educação, professor Ramon.
Exposição
A mostra vai ficar em exposição no terceiro piso do Itaú Power Shopping, distribuída em nove salas, ocupando uma área de mais 1.000 m², que vai abrigar cerca de 800 m² de obras construídas. Cada sala terá um educador para apresentar as peças ao público. De acordo com os organizadores, o espaço tem capacidade para receber até 150 visitantes por hora.
Na exposição, o público vai encontrar detalhes sobre a vida de Da Vinci, por meio de fotos e textos, reproduções de alta qualidade do Código Da Vinci, cópias anatômicas e arte renascentista, além de uma área interativa, com 44 peças em tamanho original.
As peças foram criadas em colaboração com artesãos italianos responsáveis por interpretar o antigo dialeto florentino. Esses especialistas trouxeram à vida muitas máquinas e aparelhos projetados, mas nunca construídos por Leonardo Da Vinci, devido à falta de tecnologias modernas no século XVI. Cada uma das invenções foi construída com detalhes precisos do Código Da Vinci.
Erico de Angelis, presidente da empresa Exhibition Club, responsável por trazer a exposição para o Brasil, informa que de Minas Gerais, a exposição seguirá para Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Campinas. A exposição "Da Vinci - A Exibição" já esteve em Las Vegas, Manila, Buenos Aires, Cidade do México, Santiago de Chile, Quito, Bogotá, Montevidéu e outras importantes cidades mundiais.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário