quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projeto entre estudantes de Contagem e Papagaios resgata magia da carta pessoal



Em meio à era digital, estudantes da Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, no bairro Industrial, em Contagem, encantam-se com a experiência da escrita, envio e recebimento de cartas pessoais. Há três anos, educandos das turmas do 9º ano trocam correspondências sobre a vida e obra de Bartolomeu Campos de Queirós, com colegas de unidades de ensino de Papagaios, cidade onde viveu o escritor mineiro, na região central do estado, a 144 km da capital.


A atividade integra o Projeto Pedagógico Literário Escritores de Minas “Lendo e Conhecendo Bartolomeu”, idealizado e coordenado pela professora de Português da rede municipal de Contagem, Maria da Conceição de Oliveira, desde 2012.“ A princípio, a ideia era trabalhar a cada ano a obra de um escritor. Mas a experiência com Papagaios deu tão certo, que decidimos permanecer com a obra de Bartolomeu Queirós”, explica a educadora. Para ela, esse tipo de trabalho sempre contribui para ampliar, ainda mais, os conhecimentos dos estudantes . “ Por isso, desde que ingressei na rede, há 20 anos, sempre procurei desenvolver projetos literários que aproximam alunos e autores”, enfatiza.


Em sua terceira edição, em 2014, o projeto envolveu aproximadamente 120 educandos dos dois municípios. Durante o segundo semestre, eles escreveram cartas uns aos outros, relatando suas impressões sobre obras do escritor. Assim, “Correspondência”, “Por parte de pai”, “Antes do depois”, e “Ler, escrever e fazer conta de cabeça” destacaram-se entre os livros trabalhados com os alunos.


A Secretária Executiva da Associação e do Museu Bartolomeu C. Queirós, Rosa Maria Filgueiras, diz que o trabalho realizado em parceria com Contagem chegou somando o sonho de incentivar a cultura e dar visibilidade a trajetória de escritor e a obra literária de Bartolomeu. “Foi uma alegria quando, há quatro anos, recebemos o convite, pois, nossa intenção era mesmo manter vivo o legado do nosso querido conterrâneo e poeta, por meio do incentivo à leitura e à escrita”.


Para Daniel Vittor Alves Mendes, 15 anos, estudante EM. Vereador Jésu Milton dos Santos, “Correspondência” foi o livro mais interessante, pois retrata a importância dos valores humanos como amor e respeito. “Trocar cartas e conhecer o universo dos estudantes de Papagaios também foi muito interessante. Hoje já até criamos um grupo no WhatsApp”, diz Daniel, ao destacar o estreitamento dos laços de amizade com os colegas de Papagaios.


Além da troca de correspondências e trabalhos relacionados a gêneros textuais, escrita e leitura, os alunos pesquisam sobre aspectos culturais, históricos e socioeconômicos de ambas cidades. Eles também participam de passeios e outras atividades de lazer e de entretenimento inerentes à temática do projeto. Os estudantes de Contagem, por exemplo, nas três edições do projeto, visitaram o Centro de Distribuição dos Correios, no bairro Jaraguá, na capital, onde conheceram de perto, e com detalhes, toda a logística exigida para envio e recebimento de cartas e encomendas no país.


A conclusão do projeto de 2014 ocorreu no dia 28 de novembro, com a excursão dos estudantes de Contagem à cidade de Papagaios. O passeio também foi uma oportunidade para que conhecessem pessoalmente os colegas das escolas com quem trocaram cartas ao longo de projeto. Também foram recebidos por Rosa Maria Filgueiras, Secretária Executiva da Associação e do Museu Bartolomeu C. Queirós.


Nessa edição, o projeto envolveu alunos de quatro escolas de Papagaios: as estaduais Diogo de Castro, Jacir Lopes Duarte e Renato Filgueiras e, ainda, da instituição particular Educandário Cecília Meireles.












Nenhum comentário:

Postar um comentário