Iniciativa integra projeto que desperta o gosto dos alunos pela literatura
Um grupo de estudantes da Escola
Municipal Prefeito Luiz da Cunha, localizada na região Sede, em
Contagem, está levando a obra do autor mineiro Bartolomeu Campos de
Queirós a repartições públicas da cidade. Durante as visitas,
denominadas de Invasões Poéticas, os alunos, "aos moldes de mensageiros
do rei", declamam poemas do escritor, atraindo a atenção do público com
performances, ao som de flauta e violão. O projeto integra a III
Promoção Literária, iniciativa do Programa de Leitura Contagem das
Letras, desenvolvida em unidades da Rede Municipal de Ensino.
No último dia 18/6, a Invasão Poética
ocorreu na sede da Secretaria de Educação (Seduc), no bairro Glória,
surpreendendo todos os servidores com a arte da recitação. A
apresentação emocionou a dirigente de Escrituração Escolar, Gilvânia
Drumond. "Que projeto lindo! Os meninos e os professores estão de
parabéns. Não tem nada melhor do que começar o dia com poesia",
destacou.
A professora de língua portuguesa e
autora do projeto, Edilene Alves Martins, explicou que a atividade é
baseada na leitura do livro "Por parte de Pai", do escritor da cidade de
Papagaios. "Além de despertar nos estudantes um olhar sensível para a
literatura, nossa proposta também foi fazê-los viajar pela memória do
protagonista e descobrir emoções, sensações, cheiros, toques que somente
são possíveis por meio da literatura".
Edilene Martins informou, ainda, que a
escolha da obra "Por parte de pai", está estritamente ligada à Promoção
Literária, que, neste ano, tem como temática Memórias na Literatura. "O
livro trata justamente da riqueza das recordações da convivência do
autor com o avô".
Tudo indica que a obra de Bartolomeu
cativou os estudantes envolvidos com o projeto. Aluno do 7º ano, Mateus
Alexandre Oliveira Nonato, 13, por exemplo, pretende ler todos os livros
do escritor de Papagaios. "O livro Por parte de pai é muito
interessante. Mostra toda a história do autor. Vou continuar lendo as
publicações dele, porque é muito legal".
O fato de se apresentarem em público
também tem sido um aprendizado para os adolescentes. "Quando fizemos a
primeira exibição na escola, nós pensamos que ia ser constrangedor e que
os colegas iam rir. Mas foi surpreendente, porque todos gostaram e até
interagiram com a gente", destacou Ariane Castiglione, 13, também
estudante do 7º ano.
Mais atividades
Dentro da perspectiva do tema memórias, relacionado à figura de avós, os estudantes promoveram um "Chá com Avós". O evento ocorreu na sexta-feira (26/6), das 7h30 às 9h. De acordo com a professora Edilene Martins, durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de avós sobre brincadeiras e práticas escolares da época da infância deles.
Dentro da perspectiva do tema memórias, relacionado à figura de avós, os estudantes promoveram um "Chá com Avós". O evento ocorreu na sexta-feira (26/6), das 7h30 às 9h. De acordo com a professora Edilene Martins, durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de avós sobre brincadeiras e práticas escolares da época da infância deles.
Além das Invasões Poéticas e do Chá com
os Avós, as atividades do projeto incluem, ainda, viagem a Papagaios,
cidade natal do autor Bartolomeu Campos de Queirós e a montagem de um
Baú de Memórias, junto com estudantes daquela cidade, que será aberto em
2016.
O projeto da E.M. Prefeito Luiz da Cunha envolve 120 estudantes de 11 a 14 anos, de quatro turmas do 7º e 8 º anos; além dos professores de língua portuguesa, Margaret Vilas Boas; de artes, Dulcinara Anastácio; de geografia, Valdinete Santos; e o professor de história, Vagner de Assunção.
O projeto da E.M. Prefeito Luiz da Cunha envolve 120 estudantes de 11 a 14 anos, de quatro turmas do 7º e 8 º anos; além dos professores de língua portuguesa, Margaret Vilas Boas; de artes, Dulcinara Anastácio; de geografia, Valdinete Santos; e o professor de história, Vagner de Assunção.
REPÓRTER: Cristina Proença
FOTO CRÉDITO: Jhonatan Otero
PUBLICAÇÃO: 30/06/2015 14:15:16
Nenhum comentário:
Postar um comentário