terça-feira, 15 de abril de 2014

Contagem ganha novos profissionais para cuidar ainda melhor de estudantes com deficiência


Cuidadores de alunos com deficiência chegam às escolas da Prefeitura de Contagem ainda neste semestre.  Inicialmente serão 75 profissionais. Eles vão se juntar a 500 estagiários que já atuam para dar suporte aos educadores que trabalham com crianças e jovens da educação especial.

A iniciativa é pioneira na rede municipal de ensino, informa o secretário de Educação, Professor Ramon. “Queremos assegurar que os estudantes com deficiência sintam o mais confortável possível no ambiente escolar da rede da Prefeitura de Contagem, para que a inclusão e o aprendizado ocorram de forma plena,” enfatiza.

Sob a responsabilidade do Departamento de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos, Diversidade e Inclusão(Decadi), os novos profissionais  vão complementar o atendimento já oferecido ao público com deficiência nas escolas.

Cristiane Silveira, uma das pedagogas do Decadi, explica o papel de cada profissional que atua na inclusão. “Até então, havia os estagiários para auxiliar os professores no trabalho pela busca da autonomia e para ampliar a possibilidade de aproveitamento escolar desses alunos especiais. A partir de agora, serão assessorados também por cuidadores para auxiliá-los nas dificuldades decorrentes das limitações físicas mais graves. Ou seja, ajudá-los no uso do banheiro, higiene pessoal, e no momento das refeições”, esclarece a especialista.


Formação – Contratados por meio de convênio, após uma seleção criteriosa, os futuros cuidadores estão recebendo uma formação diversificada, que totaliza 32 horas de duração.

Nesta terça-feira, 15,  eles terão aulas de primeiros socorros com soldados do Corpo de Bombeiros, para capacitá-los aos primeiros atendimentos em caso de acidente com estudantes com deficiência.

O restante  da maioria das aulas  está sendo ministrado por técnicos e especialistas da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento inclui orientações  sobre  higiene e cuidados com a pele (prevenção de feridas e troca de fraldas); cuidados com traqueostomia, gastrostomia e sondas vesicais;  orientações sobre transferências e prevenção de lesões para crianças cadeirantes e/ou em uso de muletas e/ou próteses;  orientações sobre a higiene bucal; posicionamento para alimentação, consistência da dieta, deglutição, riscos de engasgos, entre outras.


Inclusão na rede  - De acordo com o Educacenso 2013 , Contagem tem  cerca de 1200 alunos com deficiência matriculados nas escolas da rede da Prefeitura . Dentre esses estudantes, 150 necessitam de atenção  com Atividades de  Vida Diária (AVD), os quais exigem a presença do cuidador.    


Há ainda,  surdos que contam com apoio de instrutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para acompanhá-los nas atividades escolares. Já os alunos cegos ou com baixa visão, são atendidos nas 18 salas de recursos existentes na rede, espaço dotado de material de tecnologia assistida, implantado em parceria com o Ministério da Educação(MEC) .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário