terça-feira, 15 de abril de 2014

Gestão Compartilhada vai elevar ainda mais qualidade de ensino nas escolas da Prefeitura de Contagem


Protocolo está sendo construído pela Seduc, com apoio do Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, e de todas as secretarias da atual gestão.

A Prefeitura de Contagem quer elevar a qualidade o ensino e cuidar, ainda mais, das crianças e jovens atendidos nas escolas da rede municipal. Para isso, a Secretaria de Educação (Seduc) está construindo, juntamente com os dirigentes escolares e equipamentos públicos, o Protocolo de Gestão Compartilhada . A expectativa é que o documento seja concluído e comece a ser implementado em maio.

Representantes dos órgãos envolvidos, incluindo Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, e secretarias municipais, reuniram-se pela segunda vez, no último dia 9, para dar novos encaminhamentos ao processo. O encontro ocorreu na sede da Fundação do Ensino de Contagem(Funec).

O protocolo contempla quatro eixos: do cuidado com a existência humana, do direito à aprendizagem, da articulação com as famílias e da função da gestão escolar.
A reunião do dia 9 foi para tratar da intersetorialidade exigida para efetivação do eixo 1 do protocolo. A proposta para esse pilar,  bem como para os outros três  é que o instrumento se transforme em uma grande rede de proteção, de forma que cada órgão assuma o seu papel para a redução dos conflitos no ambiente escolar , dos índices de evasão, da infrequência, e ainda dos atos indisciplinares e infracionais nas escolas da Prefeitura.

O secretário de Educação, Professor Ramon, lembra que a qualidade do ensino/aprendizagem depende da formação dos profissionais, estrutura física e equipamentos adequados, mas também, e sobretudo, da receptividade dos alunos. “Essa rede de proteção vai funcionar justamente para assegurar o bem estar do aluno, seja no âmbito pedagógico, jurídico, familiar, da saúde, segurança alimentar, além de outros aspectos que possam contribuir para elevar o rendimento escolar ”,explica o secretário.

Na prática, a rede funcionará para dar suporte ao ambiente escolar, complementa a coordenadora pedagógica da Seduc, Gleice Emerick. “O professor percebe, por exemplo, que um de seus alunos tem sido vítima de maus tratos em casa. Com a rede consolidada, ela terá apoio de todos os órgãos envolvidos para dar os encaminhamentos e solucionar o problema daquele aluno da forma mais qualificada possível’. Ou seja, o fluxograma da rede facilitará a gestão dessas e outras ocorrências, refletindo positivamente no ambiente escolar, acrescenta a coordenadora.




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