quarta-feira, 9 de abril de 2014


Contagem sedia lançamento de livro sobre protestos no Brasil
Obra de sociólogo e antropólogo retrata manifestações que tomaram conta das ruas do País, em junho de 2013
A Casa de Cultura Nair Mendes, em Contagem, foi palco do lançamento do livro “Nas Ruas”, escrito pelo renomado sociólogo Rudá Ricci e com fotografias de Patrick Arley. O evento, que contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre elas o prefeito Carlin Moura, o secretário de Educação, Professor Ramon e o adjunto, Ademilson Ferreira, no último dia 2.
Visivelmente eufórico, o público jovem compareceu em peso para prestigiar o lançamento da obra que conta um pouco da história dessa geração, pois o livro de Rudá retrata as manifestações populares ocorridas no Brasil em junho de 2013. Protagonizado principalmente por jovens , os protestos foram considerados um dos episódios sociais de maior repercussão na história do contemporânea do país, chamando atenção até mesmo do restante do mundo.
Ao falar da honra de receber em Contagem o sociólogo político para lançar sua obra, o prefeito ressaltou a importância de o poder público também na difusão de conhecimentos. “A Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Educação, reconhece que o papel do Estado é também atuar para elevar o nível de consciência política dos estudantes e da população em geral”, destacou Carlin Moura.
O secretário de Educação ratificou a opinião do prefeito lembrando que uma sociedade evolui a partir de mobilizações. “A inércia paralisa qualquer crescimento, e o livro de Rudá resgata justamente uma fase de inquietude da sociedade brasileira”,enfatizou Professor Ramon ao parabenizar o sociólogo e o antropólogo e fotógrafo Patrick Arley pelo documentário.
Rudá e Patrick contaram a experiência de fazer o livro e, também, os motivos que os incentivaram a compartilhar a trama sobre a participação nos movimentos populares do ano passado. A ideia do livro, segundo eles, veio depois de participarem de debates em escolas e faculdades, onde perceberam praticamente um clamor dos jovens estudantes para documentar esse episódio social, que foram os protestos nas ruas do Brasil.
Ao final da palestra, foi iniciada a noite de autógrafos, onde os dois autores puderam interagir ainda mais com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário