
Em caráter piloto, os cerca de 60 professores das
escolas municipais Ápio Cardoso, no bairro Nova Contagem; e
Professora Lígia Guimarães, no Inconfidentes, passaram adotar neste
mês, uma vez por semana, durante 50 minutos, metodologia inovadora
na regência de aulas.

Experimental - “Como é um projeto-piloto, não
há ônus para o município. Por isso, foi firmado um termo de
cooperação entre a empresa e a Secretaria de Educação de
Contagem”, informa a gestora de Políticas Educacionais da Seduc,
Gleice Emerick . “Vamos avaliar a eficácia da metodologia na
aprendizagem dos nossos estudantes. Dependendo do resultado, poderá
ser estendida a outras escolas da rede”, acrescenta.

A professora da Escola Ápio Cardoso, Shirlei
Cristian Correa, acredita muito na nova metodologia. “Para mim é
uma oportunidade de crescimento para o professor e o estudante,
porque tudo aquilo que leva a criança a desenvolver o raciocínio,
trabalhar a lógica, pensar antes de resolver problemas, creio que
reflete positivamente em sala de aula”. A professora da Escola
Lígia Guimarães, Sueli Ferreira Maurício, também espera elevar a
aprendizagem de seus estudantes com a novidade. “Já até imagino a
reação deles, quando começarmos a melhorar os resultados dentro
de sala de aula. Isso acaba empolgando a turma toda para aprender
cada vez mais ”, relata.

Pilares - A metodologia Mind Lab é composta por
três momentos: o professor como mediador, que ajuda o estudante
dentro de sala de aula; os jogos de raciocínio, que simulam
situações do cotidiano; e os métodos metacognitivos, que são os
recursos organizadores do conhecimento onde o estudante aprende a
prever o próprio comportamento e o dos outros. Essa capacidade o
possibilita, por exemplo, a controlar a ansiedade.
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