A Prefeitura de Contagem investe, cada vez mais,
para melhorar a aprendizagem dentro das salas de aula. As formações
e iniciativas são contínuas e as mais variadas possíveis para
atender o amplo universo de quase 60 mil estudantes e 6 mil
educadores da rede municipal de ensino.
Em caráter piloto, os cerca de 60 professores das
escolas municipais Ápio Cardoso, no bairro Nova Contagem; e
Professora Lígia Guimarães, no Inconfidentes, passaram adotar neste
mês, uma vez por semana, durante 50 minutos, metodologia inovadora
na regência de aulas.
O novo sistema aplicado aos estudantes baseia-se
no estímulo do pensamento por meio dos jogos de raciocínio. “Isso
reflete na mudança de comportamento da criança e do adolescente
para lidar melhor com situações emocionais, sociais e éticas”,
destaca Júnio Valadares, gestor da Mind Lab - empresa idealizadora
da metodologia. Segundo ele, escolas de mais de 30 países já
utilizam a metodologia, inclusive no Brasil, onde é adotada por
cerca de 900 unidades de ensino.
Experimental - “Como é um projeto-piloto, não
há ônus para o município. Por isso, foi firmado um termo de
cooperação entre a empresa e a Secretaria de Educação de
Contagem”, informa a gestora de Políticas Educacionais da Seduc,
Gleice Emerick . “Vamos avaliar a eficácia da metodologia na
aprendizagem dos nossos estudantes. Dependendo do resultado, poderá
ser estendida a outras escolas da rede”, acrescenta.
Formação - Antes de adotar a novidade na
didática, os 60 educadores receberam uma formação específica, com
16 horas de duração, ministrada por profissionais da empresa
responsável pelo método. Mensalmente, uma equipe pedagógica da
empresa fará também uma supervisão nas duas escolas que estão
testando a novidade.
A professora da Escola Ápio Cardoso, Shirlei
Cristian Correa, acredita muito na nova metodologia. “Para mim é
uma oportunidade de crescimento para o professor e o estudante,
porque tudo aquilo que leva a criança a desenvolver o raciocínio,
trabalhar a lógica, pensar antes de resolver problemas, creio que
reflete positivamente em sala de aula”. A professora da Escola
Lígia Guimarães, Sueli Ferreira Maurício, também espera elevar a
aprendizagem de seus estudantes com a novidade. “Já até imagino a
reação deles, quando começarmos a melhorar os resultados dentro
de sala de aula. Isso acaba empolgando a turma toda para aprender
cada vez mais ”, relata.
Pilares - A metodologia Mind Lab é composta por
três momentos: o professor como mediador, que ajuda o estudante
dentro de sala de aula; os jogos de raciocínio, que simulam
situações do cotidiano; e os métodos metacognitivos, que são os
recursos organizadores do conhecimento onde o estudante aprende a
prever o próprio comportamento e o dos outros. Essa capacidade o
possibilita, por exemplo, a controlar a ansiedade.
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