sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Contagem busca ampliar metodologias para elevar índices da educação nas escolas municipais

A Prefeitura de Contagem investe, cada vez mais, para melhorar a aprendizagem dentro das salas de aula. As formações e iniciativas são contínuas e as mais variadas possíveis para atender o amplo universo de quase 60 mil estudantes e 6 mil educadores da rede municipal de ensino.
Em caráter piloto, os cerca de 60 professores das escolas municipais Ápio Cardoso, no bairro Nova Contagem; e Professora Lígia Guimarães, no Inconfidentes, passaram adotar neste mês, uma vez por semana, durante 50 minutos, metodologia inovadora na regência de aulas.

O novo sistema aplicado aos estudantes baseia-se no estímulo do pensamento por meio dos jogos de raciocínio. “Isso reflete na mudança de comportamento da criança e do adolescente para lidar melhor com situações emocionais, sociais e éticas”, destaca Júnio Valadares, gestor da Mind Lab - empresa idealizadora da metodologia. Segundo ele, escolas de mais de 30 países já utilizam a metodologia, inclusive no Brasil, onde é adotada por cerca de 900 unidades de ensino.
 
Experimental - “Como é um projeto-piloto, não há ônus para o município. Por isso, foi firmado um termo de cooperação entre a empresa e a Secretaria de Educação de Contagem”, informa a gestora de Políticas Educacionais da Seduc, Gleice Emerick . “Vamos avaliar a eficácia da metodologia na aprendizagem dos nossos estudantes. Dependendo do resultado, poderá ser estendida a outras escolas da rede”, acrescenta.

Formação - Antes de adotar a novidade na didática, os 60 educadores receberam uma formação específica, com 16 horas de duração, ministrada por profissionais da empresa responsável pelo método. Mensalmente, uma equipe pedagógica da empresa fará também uma supervisão nas duas escolas que estão testando a novidade.
A professora da Escola Ápio Cardoso, Shirlei Cristian Correa, acredita muito na nova metodologia. “Para mim é uma oportunidade de crescimento para o professor e o estudante, porque tudo aquilo que leva a criança a desenvolver o raciocínio, trabalhar a lógica, pensar antes de resolver problemas, creio que reflete positivamente em sala de aula”. A professora da Escola Lígia Guimarães, Sueli Ferreira Maurício, também espera elevar a aprendizagem de seus estudantes com a novidade. “Já até imagino a reação deles, quando começarmos a melhorar os resultados dentro de sala de aula. Isso acaba empolgando a turma toda para aprender cada vez mais ”, relata.

Pilares - A metodologia Mind Lab é composta por três momentos: o professor como mediador, que ajuda o estudante dentro de sala de aula; os jogos de raciocínio, que simulam situações do cotidiano; e os métodos metacognitivos, que são os recursos organizadores do conhecimento onde o estudante aprende a prever o próprio comportamento e o dos outros. Essa capacidade o possibilita, por exemplo, a controlar a ansiedade.









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