segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Horta mobiliza escola Virgílio de Melo Franco

  Capinar, limpar, afofar a terra, adubar os canteiros e plantar as mudas, além de regar as plantas duas vezes por dia. Essas são algumas das tarefas de 120 estudantes, de 6 a 14 anos, atendidos pelo programa de educação integral, na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, na Vila São Paulo, em Contagem. Há mais de um ano, eles estão cultivando hortas dentro da escola. Além de trabalhar a consciência ambiental, conciliando teoria e prática, a horta é uma oportunidade do cultivo de folhosos sem agrotóxicos.

Sob a supervisão do jardineiro José Osmar, toda segunda, terça e quinta-feira, grupos de educandos dedicam uma hora das atividades em tarefas na horta. Nos demais dias, funcionários também ajudam no plantio, como Rafael Damaceno (Vigia),que rega a horta nos finais de semana.

Além dos canteiros convencionais, a escola dispõe também de uma horta suspensa, feita para mostrar aos estudantes que é possível cultivar em espaços alternativos, até mesmo, em apartamento.

Neste sábado (13/9), haverá colheita em massa na horta. Com o objetivo de expandir o projeto, verduras e mudas serão vendidas na Festa da Família, realizada na escola, das 8h as 11h30. O dinheiro arrecadado será revertido na compra de novas mudas e sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário