sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Contagem regulariza conveniadas na Educação Infantil

 
No mês de aniversário de Contagem, a população foi contemplada com mais um presente do atual governo . Na tarde dessa terça-feira (19/8), a prefeitura, juntamente com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação (Cmec), certificou a autorização de funcionamento de 20 creches conveniadas, que se encontravam irregulares. A solenidade, no auditório, reuniu mais de cem pessoas e autoridades, dentre elas o prefeito Carlin Moura, secretários, vereadores e líderes comunitários envolvidos com a causa da educação infantil.

Com a regularização, todas as 26 creches parceiras da prefeitura - que juntas atendem atualmente cerca de 3 mil crianças de zero a cinco anos - agora estão regulamentadas, conforme preconiza o Decreto Municipal 788/2007. Significa que estão em dia com a documentação, funcionando em espaços físicos apropriados e também com profissionais capacitados. A regularização ainda as credencia para recebimento de repasses de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O prefeito Carlin Moura, ao falar da importância do zelo com a educação infantil, destacou que “ as crianças correspondem ao maior patrimônio da sociedade”. A regulamentação das creches caminha também com o Brasil, moderno e republicano, dos dias atuais, observou o prefeito. “Ao defendermos ética e transparência na política, precisamos de ações, esforço, trabalho coletivo e, sobretudo, seguir normas e leis”.
Parceria importante - Assegurar vaga escolar para toda criança de quatro e cinco anos de Contagem, até 2016, é uma das principais metas da atual gestão. Nessa perspectiva, o prefeito lembrou que dos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei's) previstos, três já foram entregues, outros quatro devem ser inaugurados até o final de 2014, e os outros sete, nos próximos dois anos. Apesar dos investimentos na melhoria e expansão da oferta de ensino para crianças pequenas, Carlin Moura informou que o município, sozinho, não consegue atender toda a demanda. “Precisamos muito de vocês para cumprir essa meta de 2016. Queremos ampliar vagas, não só com vocês mas com outras credenciadas que possam surgir”. 
O secretário de Educação, José Ramoniele Raimundo do Santos ( Professor Ramon), também enfatizou o papel das creches comunitárias. “ A unidade conveniada ajuda a prefeitura a atender a população onde ainda não pode chegar um equipamento público. Por isso, enquanto gestores, somos corresponsáveis pelos serviços ofertados por essas unidades ”.
A presidente do Movimento de Luta Pró- Creche, Maria Dolores Lima de Paiva, que também prestigiou a solenidade de entrega dos certificados , disse que a regularização das creches conveniadas é vitória para toda comunidade. “ Ganha a população, por ter escolas regulamentadas; as próprias unidades, por assegurarem recursos do Fundeb e a prefeitura, por ter parceiros funcionando dentro da lei”.
Ao falar em nome das 20 unidades que receberam o certificado de regularidade, Geraldo Amaral , do Centro de Educação Infantil Jardim das Oliveiras, disse que o setor se sentia “valorizado pelo atual governo”. Disse ainda estar orgulhoso pelo reconhecimento. “Esse certificado é muito mais do que um papel, é troféu para cada creche aqui hoje representada”.
Conselho - Além da Secretaria de Educação, o Conselho Municipal de Educação e a equipe da Vigilância Sanitária foram fundamentais para regularização das creches comunitárias. O trabalho foi árduo e durou aproximadamente um ano. “Montamos uma verdadeira força-tarefa para assessorar as unidades. Como percebemos que existiam muitas dificuldades, na maioria das vezes nosso atendimento foi individualizado para ajudá-las na conquista desse credenciamento “, informou a presidente do Cmec, Galdina Arrais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário