segunda-feira, 30 de março de 2015

Alunos da escola Deputado Jorge Ferraz recebem kits escolares

Iniciativa da prefeitura contempla mais de 50 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino


Jhonatan Otero
A Prefeitura de Contagem está distribuindo kits escolares de qualidade aos alunos das escolas municipais. A ação integra uma série de medidas adotadas pelo atual governo para aprimorar a educação no município. A previsão da Secretaria de Educação (Seduc) é concluir a distribuição dos 55 mil kits, nas 70 escolas de educação infantil e de ensino fundamental, nos próximos dias.
A Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, no bairro Jardim Riacho, foi uma das unidades a distribuir os kits aos 525 estudantes, com idades entre quatro e dez anos, durante reunião com pais, na terça-feira (24/3).
À frente da escola há quase seis anos, a diretora Cleire Cristina Pinto, diz que muitas famílias já perguntam pelo kit, no ato da matrícula. "Quase todo trabalhador tem o orçamento apertado nos primeiros meses do ano e o kit representa uma grande ajuda para quem tem filho em idade escolar".

A monitora de ensino, Alenir Macedo, mãe da aluna Alice Manuelly, 7 anos, concorda com a diretora e disse que o kit veio num momento oportuno. "Como não vou precisar gastar com o material escolar, agora vai sobrar dinheiro para eu comprar o uniforme dela, que até hoje não tinha sido possível", enfatizou.
O encarregado Cássio Pinto, pai de Kaique, 6 anos, também elogiou a iniciativa da prefeitura pela distribuição do material escolar. "Acho muito bacana, essa ação. Com certeza, faz a diferença para muitas famílias".
Os kits Escolares de 2015 foram entregues em dez versões, conforme a faixa etária e as necessidades de cada estudante. Compõem os kits mochila, garrafa para água, estojo e cadernos, além de acessórios básicos como tesoura, cola, régua, apontador, caixa de lápis de cor e caneta.
Inclusão
A novidade neste ano é que 102 estudantes com deficiência, incluindo cegos, com baixa visão e com Síndrome de Irlen (distorção visual), cujo processo inclusivo exige materiais específicos, estão recebendo kits escolares apropriados, com cadernos de pauta ampliada, pranchetas inclinadas, canetas com pontas mais grossas, dentre outros.

domingo, 15 de março de 2015

Contagem promove III Promoção Literária

Com o tema Memórias na Literatura, projeto tem o objetivo de incentivar a leitura

Elias Ramos
Começa no dia 12/3 (quinta-feira) e vai até o dia 26/3 (quinta-feira), o período de inscrições para os projetos de leitura na III Promoção Literária promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), no âmbito do Programa de Leitura Contagem das Letras. A campanha, que em 2015, tem como tema Memórias na Literatura possui o intuito de fomentar a produção de projetos educacionais no município que desenvolvam atividades de incentivo à leitura.
O regulamento e o formulário da promoção já estão disponíveis nas unidades escolares. Podem participar do projeto, professores do ensino infantil, fundamental, médio, assim como os educadores de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino e Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Para se inscrever, os interessados devem apresentar o projeto contendo título, contextualização da escola, descrição da abordagem temática, objetivos, público-alvo e desenvolvimento, todos organizados conforme o regulamento.
A divulgação dos trabalhos selecionados será feita via e-mail e por ofício até o dia 6/5. O desenvolvimento dos projetos ocorrerão durante todo o ano de 2015. Os resultados dos projetos vão compor a exposição Primavera Literária, a ser realizada em setembro, bem como o Vereda Literária, revista que apresenta a coletânea dos projetos de incentivo à leitura desenvolvidos em Contagem, com data de lançamento marcada para dezembro deste ano.
Para oferecer instruções e formação para os educadores interessados a respeito das características do projeto, a Seduc vai realizar um evento inicial sobre a temática Memórias na Literatura, no dia 25/3 (quarta-feira), na Faculdade Senac (rua das Paineiras, 1300, Eldorado). Haverá certificado de participação de três horas aos participantes.
Primavera Literária
No ano de 2014, a Prefeitura de Contagem, por meio da Seduc, realizou a Exposição Primavera Literária, em setembro, no Big shopping, onde reuniu a compilação de 24 trabalhos literários, desenvolvidos, ao longo do ano, por professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Inscrições para OBA e Mobfog vão até dia 15/3

Atividades testam conhecimentos dos alunos em matemática, física, astronomia e astrofísica

Arquivo Seduc
Estudantes de Contagem já podem se preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) de 2015. As inscrições estão abertas até o dia 15/3. No ano passado, Contagem foi destaque nas duas disputas: 61 estudantes de sete escolas das redes pública e particular da cidade conquistaram medalhas na OBA e na MobFog. Em 2014, a OBA envolveu mais de 772 mil estudantes e quase 8.648 escolas de todo o país. Já da MobFog, participaram quase 62 mil estudantes de 1.473 unidades escolares. Em 2015, a organização aguarda um número ainda maior.
Para o secretário municipal de Educação, professor Ramon, o desempenho dos estudantes, nos últimos anos, mostra que Contagem está no caminho certo. "Os resultados positivos na OBA e MobFob são fruto do trabalho realizado. Sabemos que os professores oferecem o melhor deles aos alunos na busca pelo conhecimento. Neste ano, acredito que seremos novamente destaque nas competições", enfatizou Ramon.
OBA
A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para estudantes do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio. A prova, para todos os níveis, será realizada no dia 15/5 (sexta-feira) e vai ser composta por dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida.
Os melhores classificados do ano, em 2015, vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016. Além disso, os educandos vão concorrer à vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN). Nelas, os estudantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.
Mobfog
A Mostra também é formada por quatro níveis. O primeiro é direcionado para educandos do Primeiro Ciclo, que lançam foguetes construídos com canudinhos de refrigerantes. O nível 2, para o Segundo Ciclo, propõe a construção de foguetes com tubinhos de papel. Estudantes do Terceiro Ciclo produzem foguetes com garrafas PET, usando somente ar comprimido para lançá-los. Já o quarto nível, é para ensino médio. Eles devem construir foguetes usando garrafa PET, mas utilizando o combustível líquido, feito com vinagre e bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de desenvolverem os foguetes, os estudantes terão que construir a base de lançamento.
Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe até o dia 15/5. No site do OBA, encontram-se as instruções para a construção dos projetos. Após os lançamentos, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.
Os educandos do ensino médio que se destacarem na competição serão convidados para a Jornada de Foguetes. Além de palestras com especialistas, eles vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu.
Como participar
As escolas interessadas em participar da XVIII OBA e/ou da IX Mobfog devem preencher a ficha de cadastro no site da Oba (www.oba.org.br), e as escolas já cadastradas deverão atualizar seus dados. Podem participar das competições educandos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Seduc e Funec recebem diretoria da Umes Contagem

Encontro teve objetivo de reforçar a gestão participativa e a confirmação de parcerias com os estudantes

Elbert Diniz
O secretário-adjunto de Educação, Ademilson Ferreira; a presidente da Funec, Karla Roque; e a diretora-geral do Departamento Educacional da Funec, Luzia Lima Moreira; receberam na quinta-feira (5/3), a diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem. O encontro, na sede da Secretaria de Educação (Seduc), reforçou o compromisso de uma gestão mais participativa e possibilitou a confirmação de parcerias entre os órgãos de governo e a instituição estudantil, além da apresentação do planejamento de atividades da entidade para Contagem, em 2015.
O presidente da Umes Contagem, Lucas Guedes, destacou que as principais bandeiras da entidade continuam sendo a luta pela conquista do passe livre estudantil, da meia entrada em cinemas, shows e outras atividades culturais, e pelo fortalecimento da Funec. Disse, ainda, que a Umes trabalha para consolidar o movimento estudantil nas escolas de Contagem. "Para isto, vamos dar sequência à Campanha Grêmio Livre, direito da Juventude, nas oito regionais da cidade. Hoje temos 12 grêmios e nossa meta é chegarmos a 40 grêmios até maio", enfatizou Guedes.
O secretário Ademilson Ferreira, ao colocar a Seduc à disposição da Umes para contribuir no fortalecimento da mobilização estudantil, convidou a entidade a acompanhar mais de perto a política educacional do município. "Gostaríamos muito de contar com a participação da Umes na conclusão da Conferência Municipal de Educação, prevista para este ano, pois a contribuição de vocês é importante na definição dos rumos da área de ensino da nossa cidade".
Em apoio às atividades propostas pela entidade para este ano, a presidente da Funec, Karla Roque, destacou a importância da participação dos estudantes na busca por melhorias para Contagem. "A Funec valoriza o protagonismo juvenil, dentro de suas unidades por meio de eventos culturais e educativos, que colocam os alunos como principais atores de suas produções. Desta forma, o aluno tem o seu papel reconhecido dentro da escola e fomenta a consciência cidadã", salientou.
EJA
Dentre outras ações para elevar a qualidade do ensino de Contagem, Ademilson Ferreira informou aos dirigentes da Umes que o município está redefinindo a política da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para atender melhor o atual público da modalidade. "Diferente das décadas passadas, quando a maioria dos estudantes da EJA era de adultos e trabalhadores, hoje 70% do público é constituído de estudantes com idades entre 15 e 20 anos. Isso tem exigido uma série de medidas para atender melhor as especificidades desta faixa etária".
Além da formação de professores e aquisição de novo material didático, a Seduc tem adotado ações intersetoriais para tornar a EJA mais atrativa, como a oferta da Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio do Pronatec, para inserção do estudante no mundo do trabalho e, ainda, atividades culturais e esportivas.
Participaram da reunião o vice-presidente da Umes, Gabriel Rodrigues; a diretora-tesoureira, Brenda Nascimento; o diretor de Comunicação, Lucas Dias; e o diretor Regional, Matheus Davi.

BOLETIM ELETRÔNICO 49


BOLETIM ELETRÔNICO 48


BOLETIM ELETRÔNICO 47



quinta-feira, 5 de março de 2015

Experiência de educadora de Contagem é destaque em seminário do Pnaic

Contagem marcou presença no Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  (Pnaic).  O encontro, realizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE),  da UFMG, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, reuniu  orientadores(as) de estudos e coordenadores(as) locais de  mais de 115 municípios de Minas Gerais.



O relato de experiência da professora da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz,  Sony Barbutti de L. Baker,  foi selecionado para ser apresentado aos participantes. Com o tema Detetive de Palavras: Uma aventura no mundo das letras, a orientadora de estudos de Contagem abordou sua experiência de trabalho com turmas heterogêneas por meio do planejamento de atividades desafiantes, de acordo com os níveis de escrita dos estudantes.  Segundo  a educadora,  essas atividades impactaram nos resultados dos seus estudantes.

Retorno – A formação do Pnaic está prevista para ser retomada no segundo semestre.
Promovido pelo MEC em parceria com estados e municípios, o curso, presencial, qualifica professores das redes públicas da Educação Básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental.

De acordo com dados da coordenação do Pnaic  em  Contagem, 467 professores que atuam no 1º Ciclo concluíram a formação em 2014. “Se fizermos um cálculo da quantidade de estudantes por professor(a), podemos afirmar que são mais de onze mil estudantes que estão aprendendo com professores cada vez mais preparados para atender as especificidades da alfabetização”, enfatiza a coordenadora municipal  do  Pnaic , Aline de Oliveira

Histórico -  O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  teve início em 2013, com formação continuada para os professores do 1º ciclo nas áreas da alfabetização e do letramento  Em 2014,  o conteúdo abordado foi matemática. Em 2015, a proposta é  trabalhar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.







quarta-feira, 4 de março de 2015

População comemora entrega de Cemei São Luiz

Unidade foi a sétima inaugurada no município em pouco mais de dois anos

Elias Ramos

A Prefeitura de Contagem, atenta à importância da Educação Infantil, trabalha para elevar o número de vagas e de espaços para atender crianças de zero a cinco anos. Neste sentido, no sábado (28/2), a administração entregou à população o Centro de Educação Infantil (Cemei) São Luiz, localizado à avenida Imbiruçu, ao lado da Escola Municipal Hilton Rocha, na região do Petrolândia. A cerimônia de entrega reuniu o prefeito Carlin Moura; o vice, João Guedes; secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, educadores e moradores.
Carlin Moura destacou que o Cemei São Luiz foi o sétimo a ser entregue em pouco mais de dois anos de administração, possibilitando à atual gestão a abertura de mais de mil novas vagas na Educação Infantil. Ele acrescentou que outras três unidades estão em construção e devem ser inauguradas nos próximos meses. "Queremos chegar ao final de 2015 com todas as crianças de quatro e cinco anos na escola, dessa forma vamos nos antecipar à determinação federal, que estipula o prazo até 2016". Carlin enfatizou que o Cemei São Luiz "é fruto do Orçamento Participativo, realizado há mais de quatro anos. Agora, tenho a honra de entregar porque foi uma obra escolhida e votada pela comunidade".
O secretário de Educação, professor Ramon, agradeceu à Câmara dos Vereadores, que tem contribuído para elevar a qualidade da educação em Contagem. "Temos conseguido avanços importantes graças ao legislativo. Um exemplo foi a criação do cargo de Professor de Educação Infantil, que vai nos ajudar na universalização da oferta do ensino para todas as crianças pequenas".
Oferta que poderá beneficiar, duplamente, a costureira Fernanda Rodrigues Pereira, 25 anos, moradora do Beija-flor. "Estou muito feliz por ter conseguido a vaga para minha filha de quatro anos. A minha esperança é obter, em breve, também a vaga para a de três anos. A escolinha mais barata, aqui na região, cobra R$ 200 para atender cada uma meio período. Eu não tenho condições de pagar", relatou.
Comunidade
O presidente da Associação Comunitária do bairro São Luiz, "Joãozinho das Roupas", agradeceu ao prefeito Carlin Moura, não só pelo Cemei, mas também pelas demais obras que têm contribuído para elevar a qualidade de vida da população, a exemplo da avenida sanitária Imbiruçu. "Mais uma vez, Carlin, você provou que não aparece aqui só para pedir votos em época de eleição", frisou.
O vereador Jair do Tropical endossou as palavras do líder comunitário. "Aqui, onde foi construído o Cemei era um córrego que corria a céu aberto. Moro na região há 25 anos, e acompanho as grandes obras que têm mudado a nossa realidade".
Ao final da cerimônia, o prédio do Cemei São Luiz recebeu as bençãos do padre João Augusto, da Paróquia São Sebastião, do bairro Kennedy; e do pastor Waldir Bernardes, da Igreja Yahweh Shammah, de Contagem.

Também participaram da inauguração do Cemei São Luiz, o chefe de Gabinete, Farley Lima; os secretários municipais de Comunicação e Transparência, Albert Plucky;  de Direitos Humanos e Cidadania, Letícia da Penha; e de Obras e Serviços Urbanos, Luis Eustáquio Magalhães; os secretários-adjuntos de Educação, Ademilson Ferreira; e de Comunicação e Transparência, Vladimir Santiago; além dos vereadores José Antônio (Zé Antônio), José de Souza (Zé de Souza) e Alex Chiodi.

Estrutura
O Cemei São Luiz iniciou as atividades nesta segunda-feira (3/3), atendendo 220 crianças de quatro e cinco anos. De acordo com a diretora da unidade, Marta Malta, a maioria dos estudantes são provenientes do próprio bairro São Luiz e dos vizinhos Sapucaias, Tropical e Beija-Flor. A escola infantil conta com, aproximadamente, 25 profissionais, dentre eles professores, pedagogos, agentes de educação infantil, diretores, além de funcionários do quadro administrativo e de serviços gerais.
O Cemei tem investimentos de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão, sendo R$ 718 mil provenientes da União e o restante da prefeitura. Erguida de acordo com o padrão exigido pelo Ministério da Educação (MEC), a unidade possui dois pavimentos, que abrigam seis salas de aula e de multiuso, lactário, solário, fraldário, playground, lavanderia, refeitório e área administrativa, além de acessibilidade para acolher crianças com deficiência, prioridade das escolas municipais na atual administração.

Nos Cemeis, além de cuidados diários com higienização, refeições e hidratação, as crianças são contempladas com atividades educativas e recreativas como brincadeiras, dança, música, teatro e jogos.
Novas unidades
Os investimentos em novos prédios para Educação Infantil continuam em ritmo acelerado. Três novos Cemeis estão em construção nos bairros Linda Vista, Funcionários e Central Park todos localizados na Sede, com expectativa de entrega para os próximos meses. Juntas, as três unidades terão capacidade para atender até 450 crianças. Os investimentos na construção das escolas ultrapassam R$ 3,5 milhões. Com isso, a rede passará a contar com 36 Cemeis, atendendo quase 8 mil crianças.