domingo, 15 de março de 2015

Inscrições para OBA e Mobfog vão até dia 15/3

Atividades testam conhecimentos dos alunos em matemática, física, astronomia e astrofísica

Arquivo Seduc
Estudantes de Contagem já podem se preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) de 2015. As inscrições estão abertas até o dia 15/3. No ano passado, Contagem foi destaque nas duas disputas: 61 estudantes de sete escolas das redes pública e particular da cidade conquistaram medalhas na OBA e na MobFog. Em 2014, a OBA envolveu mais de 772 mil estudantes e quase 8.648 escolas de todo o país. Já da MobFog, participaram quase 62 mil estudantes de 1.473 unidades escolares. Em 2015, a organização aguarda um número ainda maior.
Para o secretário municipal de Educação, professor Ramon, o desempenho dos estudantes, nos últimos anos, mostra que Contagem está no caminho certo. "Os resultados positivos na OBA e MobFob são fruto do trabalho realizado. Sabemos que os professores oferecem o melhor deles aos alunos na busca pelo conhecimento. Neste ano, acredito que seremos novamente destaque nas competições", enfatizou Ramon.
OBA
A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para estudantes do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio. A prova, para todos os níveis, será realizada no dia 15/5 (sexta-feira) e vai ser composta por dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida.
Os melhores classificados do ano, em 2015, vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016. Além disso, os educandos vão concorrer à vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN). Nelas, os estudantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.
Mobfog
A Mostra também é formada por quatro níveis. O primeiro é direcionado para educandos do Primeiro Ciclo, que lançam foguetes construídos com canudinhos de refrigerantes. O nível 2, para o Segundo Ciclo, propõe a construção de foguetes com tubinhos de papel. Estudantes do Terceiro Ciclo produzem foguetes com garrafas PET, usando somente ar comprimido para lançá-los. Já o quarto nível, é para ensino médio. Eles devem construir foguetes usando garrafa PET, mas utilizando o combustível líquido, feito com vinagre e bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de desenvolverem os foguetes, os estudantes terão que construir a base de lançamento.
Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe até o dia 15/5. No site do OBA, encontram-se as instruções para a construção dos projetos. Após os lançamentos, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.
Os educandos do ensino médio que se destacarem na competição serão convidados para a Jornada de Foguetes. Além de palestras com especialistas, eles vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu.
Como participar
As escolas interessadas em participar da XVIII OBA e/ou da IX Mobfog devem preencher a ficha de cadastro no site da Oba (www.oba.org.br), e as escolas já cadastradas deverão atualizar seus dados. Podem participar das competições educandos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário