domingo, 15 de março de 2015

Seduc e Funec recebem diretoria da Umes Contagem

Encontro teve objetivo de reforçar a gestão participativa e a confirmação de parcerias com os estudantes

Elbert Diniz
O secretário-adjunto de Educação, Ademilson Ferreira; a presidente da Funec, Karla Roque; e a diretora-geral do Departamento Educacional da Funec, Luzia Lima Moreira; receberam na quinta-feira (5/3), a diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem. O encontro, na sede da Secretaria de Educação (Seduc), reforçou o compromisso de uma gestão mais participativa e possibilitou a confirmação de parcerias entre os órgãos de governo e a instituição estudantil, além da apresentação do planejamento de atividades da entidade para Contagem, em 2015.
O presidente da Umes Contagem, Lucas Guedes, destacou que as principais bandeiras da entidade continuam sendo a luta pela conquista do passe livre estudantil, da meia entrada em cinemas, shows e outras atividades culturais, e pelo fortalecimento da Funec. Disse, ainda, que a Umes trabalha para consolidar o movimento estudantil nas escolas de Contagem. "Para isto, vamos dar sequência à Campanha Grêmio Livre, direito da Juventude, nas oito regionais da cidade. Hoje temos 12 grêmios e nossa meta é chegarmos a 40 grêmios até maio", enfatizou Guedes.
O secretário Ademilson Ferreira, ao colocar a Seduc à disposição da Umes para contribuir no fortalecimento da mobilização estudantil, convidou a entidade a acompanhar mais de perto a política educacional do município. "Gostaríamos muito de contar com a participação da Umes na conclusão da Conferência Municipal de Educação, prevista para este ano, pois a contribuição de vocês é importante na definição dos rumos da área de ensino da nossa cidade".
Em apoio às atividades propostas pela entidade para este ano, a presidente da Funec, Karla Roque, destacou a importância da participação dos estudantes na busca por melhorias para Contagem. "A Funec valoriza o protagonismo juvenil, dentro de suas unidades por meio de eventos culturais e educativos, que colocam os alunos como principais atores de suas produções. Desta forma, o aluno tem o seu papel reconhecido dentro da escola e fomenta a consciência cidadã", salientou.
EJA
Dentre outras ações para elevar a qualidade do ensino de Contagem, Ademilson Ferreira informou aos dirigentes da Umes que o município está redefinindo a política da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para atender melhor o atual público da modalidade. "Diferente das décadas passadas, quando a maioria dos estudantes da EJA era de adultos e trabalhadores, hoje 70% do público é constituído de estudantes com idades entre 15 e 20 anos. Isso tem exigido uma série de medidas para atender melhor as especificidades desta faixa etária".
Além da formação de professores e aquisição de novo material didático, a Seduc tem adotado ações intersetoriais para tornar a EJA mais atrativa, como a oferta da Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio do Pronatec, para inserção do estudante no mundo do trabalho e, ainda, atividades culturais e esportivas.
Participaram da reunião o vice-presidente da Umes, Gabriel Rodrigues; a diretora-tesoureira, Brenda Nascimento; o diretor de Comunicação, Lucas Dias; e o diretor Regional, Matheus Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário