quinta-feira, 5 de março de 2015

Experiência de educadora de Contagem é destaque em seminário do Pnaic

Contagem marcou presença no Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  (Pnaic).  O encontro, realizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE),  da UFMG, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, reuniu  orientadores(as) de estudos e coordenadores(as) locais de  mais de 115 municípios de Minas Gerais.



O relato de experiência da professora da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz,  Sony Barbutti de L. Baker,  foi selecionado para ser apresentado aos participantes. Com o tema Detetive de Palavras: Uma aventura no mundo das letras, a orientadora de estudos de Contagem abordou sua experiência de trabalho com turmas heterogêneas por meio do planejamento de atividades desafiantes, de acordo com os níveis de escrita dos estudantes.  Segundo  a educadora,  essas atividades impactaram nos resultados dos seus estudantes.

Retorno – A formação do Pnaic está prevista para ser retomada no segundo semestre.
Promovido pelo MEC em parceria com estados e municípios, o curso, presencial, qualifica professores das redes públicas da Educação Básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental.

De acordo com dados da coordenação do Pnaic  em  Contagem, 467 professores que atuam no 1º Ciclo concluíram a formação em 2014. “Se fizermos um cálculo da quantidade de estudantes por professor(a), podemos afirmar que são mais de onze mil estudantes que estão aprendendo com professores cada vez mais preparados para atender as especificidades da alfabetização”, enfatiza a coordenadora municipal  do  Pnaic , Aline de Oliveira

Histórico -  O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  teve início em 2013, com formação continuada para os professores do 1º ciclo nas áreas da alfabetização e do letramento  Em 2014,  o conteúdo abordado foi matemática. Em 2015, a proposta é  trabalhar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.







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