segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Câmeras ampliam segurança nas escolas municipais

Foram instaladas 685 câmeras de videomonitoramento e alarmes dentro e no entorno das escolas

Isabella Carvalho

A Prefeitura de Contagem investe em todos os aspectos para elevar, cada vez mais, a qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino. Para reforçar a segurança dos estudantes e profissionais e inibir atos de vandalismo ao patrimônio, a administração investiu na instalação de 685 câmeras de videomonitoramento e alarmes dentro e no entorno das unidades escolares, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). O monitoramento é feito pela Guarda Municipal, que faz a ronda 24h. Anualmente, a prefeitura investe quase R$ 5 milhões na manutenção do sistema de segurança.
O secretário de Educação, professor Ramon, informa que desde a instalação dos equipamentos "praticamente zeraram os atos de violência contra as escolas, ocorrendo registros apenas de casos isolados". Além do sistema eletrônico, o secretário atribui a melhoria da segurança nas escolas ao trabalho contínuo da prefeitura para que a comunidade se aproprie dos espaços escolares.
Diretora da Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos, no bairro Água Branca, Adriana Lott, confirma o cenário positivo de segurança na unidade. "Depois da instalação das câmeras, nunca mais houve arrombamento", destaca a dirigente da unidade, que atende, aproximadamente, 700 estudantes do 1º ao 6º ano.
Na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Industrial, o clima também é de tranquilidade para os servidores, após a adoção das medidas de segurança, revela a diretora Soraia Maria de Paula. "Depois da instalação da concertina e das câmeras, não tivemos mais nenhum ato de depredação e vandalismo na escola", informou a dirigente, acrescentando que "os equipamentos de segurança realmente funcionam".
Equipamentos modernos
O sistema de segurança na Rede Municipal de Ensino funciona por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Defesa Social. Todas as unidades receberam a instalação de cerca cinco câmeras, central de alarme, sensores wi-fi (sem fio) e com fio e uma sirene de alta potência sonora.
O gerente de monitoramento da Guarda Municipal, Augusto Gomes, explica que quando o sistema é acionado, por qualquer um dos sensores de movimento instalados nas escolas, o operador de videomonitoramento inicia o processo de triagem e varredura via câmera instalada no local. "Trata-se de um equipamento moderno. A câmera pode fazer um giro de 360º graus, automaticamente (sob programação prévia) ou sob o controle do nosso guarda, para proceder à varredura visual da escola". O gerente informa ainda que, "ao constatar qualquer anormalidade, a Central de Coordenação de Operação da Guarda Municipal é acionada e uma viatura é enviada imediatamente ao local da ocorrência".
Resposta Rápida
O secretário municipal de Defesa Social, José Rodrigues, ao destacar a rapidez da chegada da viatura, após o acionamento do alarme, informa que o tempo médio é de, aproximadamente, 12 minutos. "Essa é a média, mas temos registro de ocorrências em que entre a solicitação e a chegada da viatura, foram gastos apenas cinco minutos, pelo fato da viatura já estar próxima ao local da ocorrência". O secretário destacou também que "a gerência de Proteção Escolar da Guarda Municipal mantém várias viaturas rodando em cada uma das oito regiões da cidade".

   
3
REPÓRTER: Cristina Proença   FOTO CRÉDITO: Isabella Carvalho   
PUBLICAÇÃO: 20/07/2015 12:59:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário