segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seduc realiza aula inaugural dos Gts 2015



A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), via Departamento de Diversidade e Ações Afirmativas (Decadi), trabalha para consolidar discussões e projetos sobre as temáticas da diversidade, étnico-racial e outras questões transversais nas unidades escolares. Para isso, é realizada a formação continuada de professores, na modalidade de Grupos de Trabalho (Gts). No último dia 13/8, ocorreu a aula inaugural de quatro Gts que, neste ano, envolvem 200 educadores da rede municipal de ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).
O evento, no auditório da PUC Contagem, contou com a presença do secretário de Educação, professor Ramon, e de representantes dos órgãos parceiros. As boas vindas aos participantes da aula inaugural ficaram por conta de integrantes do Projeto Educação pelo Tambor, que deram um show de dança e percussão.
O secretário Ramon falou da importância de se fomentar discussões nas escolas, pois as unidades retratam a diversidade e a complexidade do que ocorre na sociedade. “Por isso, o debate tem que ser contínuo e os educadores devem estar preparados para lidar com essa movimentação social. Não podemos retroceder nos avanços”, enfatizou.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Letícia da Penha Guimarães, que também prestigiou o evento, cumprimentou a Seduc pela preocupação com a formação de pessoas conscientes para discussão de “pautas boas e importantes”, não só para a escola, como também para toda a cidade.
Representando o presidente da Funec, Hugo Vilaça, a diretora-geral do Departamento Educacional da instituição, Luzia Moreira, parabenizou o Decadi pela realização dos GTs. " Nossos professores nos cobram os Grupos de Trabalho. Para a Funec, seria muito difícil promover uma formação dessa natureza, sem o apoio de vocês”. Ao falar da importância da escola inclusiva, ela destacou que a Funec disponibiliza uma cota de 70 vagas para estudantes com deficiência, mas lamentavelmente, as famílias ainda desconhecem o fato e os filhos acabam deixando de usufruir desse benefício. Luzia Moreira informou ainda que a Funec já se encontra no processo de construção da cota para negros.


Grupos de Trabalho 2015
De acordo com o diretor do Decadi, João Alves, os Gts, além de promover a formação continuada, contribuem para potencializar e dar visibilidade aos acervos dos materiais sobre as temáticas existentes nas escolas. “Também valorizam as atividades desenvolvidas pelos professores em seus locais de trabalho, uma vez que parte da carga horária é destinada à construção de projetos pedagógicos”.
Os Gts/2015 contemplam as temáticas Educação para as Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual; Étnico-Racial - turma de Continuidade e, ainda, uma das inovações deste ano que é o GT intersetorial, destinado às Temáticas Transversais. Esse GT abordará a relação entre a Educação e assuntos contemporâneos tais como Segurança Pública, Educação Ambiental, Educação para Trânsito, dentre outros.
Com duração de 60 horas (sendo 36h presenciais e 24h de projeto de intervenção), os Gts terão nove encontros, envolvendo aproximadamente 200 educadores, distribuídos em oito turmas. Cada temática será trabalhada por duas turmas, manhã e tarde.
Para as questões etnico-raciais, a formação contará com professora Rosa Margarida Carvalho, pós-graduada em Estudos Africanos e Afro Brasileiros pela PUC-MG. Para as questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual a formação será conduzida pela professora e psicologa Cláudia Natividade, doutora em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa de "Análise do Discurso e do Texto" da Faculdade de Letras de UFMG.
Já os temas tranversais, cada encontro ficará a cargo dos órgãos parceiros. Para tratar de assuntos tão diversos, a Seduc contará com a parceria das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; Defesa Social; Meio Ambiente e Sustentabilidade; da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso; e, ainda, com as coordenadorias de Políticas para Mulheres; e de Promoção da Igualdade Racial, além da Transcon, Procon e Defesa Civil.
Outra inovação importante, neste ano, segundo a Seduc é a parceria com PUC-Minas para realização da maioria das atividades dos Gts, sendo que a certificação também contará com a chancela da instituição.
O encerramento dos Gts está marcado para 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.


Palestra
Doutora em Ciências Sociais pela PUC-MG, a professora Júlia Calvo, conduziu a palestra do encontro, abordando a importância de se trabalhar bem as diferenças no ambiente escolar. Para ela, é impossível realizar esse trabalho sem pensar no currículo, o qual deve caminhar junto com as mudanças ocorridas na sociedade. “A diferença deve estar vinculada a uma questão de cidadania, pois uma afirmação de direito”, enfatiza .
A especialista lembra que o espaço escolar é onde ocorre as lutas em todas as esferas, quer seja de gênero, raça, classe social, dentre outras. Assim, o educador tem que estar preparado para interpretar e relacionar com isso, “esclarecendo e legitimando essas lutas”. Mas o que ocorre, na maioria das vezes, segundo a palestrante, que “o educador acaba sendo engessado dentro do sistema e não fazendo a diferença”.


Negro em Foco e Gênese


O diretor do Decadi, João Alves, explica que “é nessa perspectiva, de evitar o engessamento do professor, que a Seduc vem dando continuidade ao aos Programas Negro em Foco e Gênese”.
O Programa Negro em Foco, institucionalizado em 2006, tem como principal objetivo consolidar estratégias no âmbito municipal que grantam a implementação da Lei 10.639 de 2003, para efetivar uma pedagogia anti-racista e políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O Programa Gênese (Gênero, Sexualidade e Educação), que foi institucionalizado em 2007, tem como principais objetivos a construção e implementação de políticas educacionais voltadas para o combate a homofobia e ao sexismo, a valorização da diversidade e a garantia de uma escola democrática e inclusiva.
Em 2015 está sendo implantado o Projeto Escola Sem Fronteiras para promover a integração social e cultural de imigrantes e estrangeiros no município. “Propõe garantir o acesso à educação, além de ações inclusivas para as populações itinerantes e imigrantes, por meio de articulações entre ambientes comunitário,públicos e privados” esclarece o diretor do Decadi.
Ambos programas e o projeto têm como eixos comuns a formação continuada de educadores, a articulação e parcerias com os movimentos sociais e as universidades, a ampliação do acervo das bibliotecas escolares com as respectivas temáticas, e as ações intersetoriais comas demais secretarias e autarquias da administração pública municipal.










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