segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Formação Continuada movimenta início do semestre letivo

Articuladores comunitários, pedagogos e dirigentes passaram pela formação na última semana

 

Jhonatan Otero 

 

O Programa de Formação Continuada, considerado a maior proposta de formação da história da cidade, voltou a movimentar o universo da educação em Contagem, após o recesso escolar. Nos dias 4 e 6/8, a capacitação contemplou os 54 articuladores comunitários, profissionais que atuam como coordenadores do Programa Mais Educação nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Até o final do mês, serão mais quatro encontros, todos realizados na Escola Municipal Pedro Pacheco, no bairro Santa Cruz.
O secretário municipal de Educação, professor Ramon, lembrou que, os articuladores já cumprem papel importante de integração com as famílias, lideranças comunitárias, equipamentos de saúde e sociais. "Durante a formação, eles estão tendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os conceitos de cidade educadora e de rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente", explicou o secretário.
Segundo Ramon, dentro da proposta de envolver toda a sociedade na educação do município, a partir de agora, a ideia é que os articuladores comunitários passem a realizar também visitas periódicas às residências de familiares dos alunos e lideranças comunitárias.
O diretor do Instituto Cultiva, responsável pelo desenvolvimento do Programa de Formação Continuada, Rudá Ricci, informou que de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), "a comunidade segura e solidária é o segundo principal fator do bom desempenho da criança na escola. O primeiro fator é o grau de instrução da mãe", motivos que levam Contagem a buscar o aprimoramento de todos atores e órgãos que cuidam direta e indiretamente da área de ensino no município.
Articulador Comunitário na Escola Municipal Paulo Cezar Cunha, no bairro Sapucaias, Rogério dos Santos, aprovou a formação continuada. "A partir das reflexões propiciadas durante a capacitação, a gente passa a ter um olhar diferenciado para os alunos. Com as visitas às famílias, poderemos conhecer, ainda mais, sobre a vida de cada estudante, para repassar à escola situações que precisam ser trabalhadas".
Dirigentes e Pedagogos
No dia 5/8, ocorreu o segundo encontro de formação com dirigentes e pedagogos, que atuam nas 127 unidades da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com cerca de 500 educadores, durante todo o dia, no auditório da Escola Municipal Heitor Vila-Lobos.
Reunidos em dez grupos distintos, pedagogos e dirigentes, tiveram oportunidade de refletir sobre o papel de cada um na escola onde atuam. A partir dessa dinâmica, eles também apresentaram demandas à Seduc.
No dia 7/8, os pedagogos voltaram a se reunir, separadamente dos dirigentes, em formação específica, solicitada por eles. Dessa vez, o encontro tratou sobre o tempo coletivo, capacitação que envolve os 4 mil educadores da rede, quinzenalmente, no próprio local de trabalho.
Pedagoga na Escola Municipal Jenny de Andrade, no bairro Bandeirantes, na Regional Industrial, Maria Lúcia dos Santos Vieira, avaliou que as discussões no interior das escolas contribuem para a prática pedagógica dos professores. "Acredito que a formação possa auxiliar os professores na mudança de postura, quando a situação exigir. Entendendo melhor a comunidade onde está inserido, o professor aprimora as práticas, de acordo com a realidade dos estudantes", enfatizou a educadora, efetiva na Rede Municipal de Ensino há 12 anos.
   
2
REPÓRTER: Cristina Proença   FOTO CRÉDITO: Jhonatan Otero 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário