segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ações inclusivas comprovam pioneirismo de Contagem na Educação Infantil

Diante da recente exigência do Ministério da Educação para que os municípios estendam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) à educação infantil, Contagem, mais uma vez, comprova pioneirismo na inclusão. Funciona na cidade desde o início do ano, o AEE Móvel, serviço disponibilizado pela prefeitura para apoiar e dar suporte às crianças com deficiência atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
Ao todo, já são 89 crianças de 16 unidades beneficiadas pela iniciativa. “Mais uma vez, Contagem saiu na frente . Até 2016, nossa meta é que o AEE Móvel atenda cem por cento dos Cemeis (37 unidades), que juntos têm matriculados 169 estudantes com deficiência”, ressalta o secretário de Educação, professor Ramon.


De acordo com o secretário, o trabalho é desenvolvido por quatro professoraes de AEE, selecionadas especificamente para atuar não só com as crianças, como também com as famílias e as escolas que atendem educandos de zero a 4 anos. “ Essas profissionais visitam as unidades, semanalmente, de acordo com agenda programada pela diretoria de Inclusão da Seduc”.


Mãe do estudante Pedro, de quase 5 anos, atendido no Cemei Campo Alto, na Regional Petrolândia, Kárita de Oliveira Souza Barros, representa uma das famílias que aprova o AEE Móvel, e acompanha com satisfação os avanços do filho. “ Percebo que ele desenvolveu demais em aspectos importantes para um autista, como por exemplo na comunicação pelo olhar, na compreensão de comandos e, até mesmo, no comportamento. Ele está mais sociável”.
O filho de Kárita, que também nasceu com baixa visão, foi contemplado pela prefeitura, no início deste ano, com um kit específico para facilitar o seu dia a dia nas atividades escolares, outra iniciativa de ensino inclusivo elogiado pela mãe, que também é educadora.
Para a dirigente do Cemei Icaivera, Ana Carla Carvalho de Souza, a assessoria de profissionais de AEE aponta caminhos para que as escolas possam acolher melhor as crianças com deficiência. “Na nossa unidade, por exemplo, temos crianças com deficiências variadas como paralisia cerebral, autismo, hidrocefalia, que exigem intervençôes diferenciadas”, diz a dirigente.


A proposta Curricular da Educação Infantil no país tem como pilares o educar, cuidar e o brincar, cuja ideia principal é garantir experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças.Nesse aspecto, explica a diretora de Inclusão da Seduc, Sebastiana Rangel, o AEE busca remover as barreiras que impedem a plena participação da criança no ambiente escolar, identifica suas necessidades especificas e, junto com a escola e família, constroi estratégias para o seu desenvolvimento.


Políticas de Inclusão
Contagem atende atualmente , além de 169 crianças com deficiência matriculadas na Educação Infantil, outros 1.134 estudantes com deficiência no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino.
A série de ações para aprimorar a educação inclusiva nas unidades da rede, envolve o trabalho de um quadro de profissionais capacitados, em frequente formação continuada.

Além dos 60 cuidadores, que auxiliam estudantes com limitações físicas mais graves nas atividades de vida diária, 500 estagiários e 47 instrutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuam para dar suporte pedagógico aos educadores no trabalho com esses educandos.
A Política de Inclusão dos Estudantes com Deficiência na rede de Contagem inclui também o funcionamento de 24 Salas de Recursos Multifuncionais, espaço dotado de material de tecnologia assistida, para atender as mais variadas especificidades da deficiência. Cada sala possibilita o atendimento de, aproximadamente, 25 estudantes.


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