quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Alunos e Escola de Contagem recebem prêmio de Meio Ambiente

Atividades desenvolvidas nas escolas contribuem com a conscientização dos estudantes

 
A qualidade da educação de Contagem se destaca e recebe reconhecimento mais uma vez. Dois estudantes e uma escola da Rede Municipal de Ensino conquistaram o 1º lugar no Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente de 2014, que, este ano, teve como tema a agricultura familiar. Ana Rute Pereira da Silva, 10 anos, aluna da Escola Municipal Walter Lopes, bairro Alvorada, ganhou na categoria desenho do 1º e 2º Anos; e Iago Braumer, 13 anos, da Escola Municipal José Ovídio Guerra, bairro Eldorado, ficou com o prêmio na categoria redação, do 6º e 7º Anos. A Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, por sua vez, foi a campeã da categoria Projeto Escola. A cerimônia de homenagem aos vencedores reuniu mais de cem pessoas, entre elas educandos, familiares e educadores no auditório da Belgo Bekaert Arames, na Cidade Industrial, no dia 31/10.
A vencedora Ana Rute Pereira da Silva acredita que o estudo sobre a importância da preservação do meio ambiente deve começar cedo na vida das crianças. "Para fazer esse desenho do concurso, me inspirei em um trabalho de campo que minha turma e eu fizemos pela escola, no ano passado. Era sobre plantas medicinais, e existia uma horta em forma de ser humano. Foi daí que peguei a ideia", disse a menina, acrescentando que começou a gostar de desenhar aos sete anos, por influência da irmã.
Orgulhosa pela conquista da filha, a mãe Sueli Pereira da Silva (39), agradeceu o incentivo. "Fico feliz pela vitória da minha filha e também grata pela escola, que conta com profissionais muito comprometidos e dedicados". A mãe, que também é professora e pedagoga, lembrou que escola e família são de suma importância no apoio ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
Iago Braumer, que venceu na categoria redação, disse que sempre gostou de escrever e dedicou a conquista àqueles que o apoiaram. "Ganhar esse prêmio significa muito para mim, pois a escrita é uma paixão na minha vida. Dedico essa vitória a todos da escola pela força recebida".
Diretora da Escola Municipal José Ovídio Guerra, Ialakelly de Souza, falou da importância do incentivo à participação em concursos, sejam eles internos ou externos à escola, como o Prêmio Belgo. "Na nossa escola, temos a cultura de participar de todos os eventos que tenham premiações, para mostrar aos estudantes que para vencer é preciso batalhar, se dedicar e correr atrás".
Trabalho coletivo
O Prêmio, além de estimular a competição individual, também busca sensibilizar o trabalho em equipe, por meio do Projeto Escola, que deve ter uma iniciativa coletiva, idealizada e elaborada, por um grupo específico de alunos e/ou professores, podendo envolver a sala de aula, a escola, o bairro ou a comunidade como um todo.
A Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca faturou o primeiro lugar nessa categoria, conquistando o prêmio de R$ 3,5 mil, com o projeto "Mãos que semeiam: saúde, sabor e arte", iniciativa que envolveu 450 estudantes do ensino fundamental, professores, voluntários e pais. Além da produção de horta e de plantio de plantas medicinais, em locais alternativos; o projeto inclui o trabalho de compostagem; realização de oficinas de gastronomia, paródia e teatro.
A professora de Ciências e coordenadora do projeto na escola Vasco Pinto, Mara Moreira, disse estar orgulhosa pelo resultado conquistado por todo o grupo. "É sempre bom ganhar um prêmio. Saber que os protagonistas são os estudantes, é melhor ainda. Quando foram informados que o prêmio seria para a escola, e com isso poderia ter benefícios para a Vasco Pinto, ficaram todos ainda mais empolgados para ajudar", disse a professora.
Prêmio
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, que já se encontra na 23ª edição, visa estimular os alunos a desenvolverem uma visão mais ampla da questão ambiental. É desenvolvido com a participação das escolas municipais e estudantes do 1º ao 9º Ano, espalhadas pelo Brasil que tenham, em sua região, unidades da empresa. Ao longo do ano letivo, os alunos realizam atividades, a partir do tema definido para a edição anual, e incorporam à reflexão aspectos relacionados à cidadania e à ética. Em Contagem e em Ibirité, o concurso é organizado pela empresa Belgo Bekaert Arames. Neste ano, o prêmio contou com a participação de 43 escolas municipais de Contagem e 16 de Ibirité.





Nenhum comentário:

Postar um comentário