sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alunos são beneficiados com óculos de grau

Ação faz parte do Ação do Programa Saúde na Escola (PSE) 

A Prefeitura de Contagem, após realizar prévia triagem oftalmológica em mais de 18 mil estudantes e encaminhar 3 mil deles para rigorosos exames complementares, beneficiará 313 com óculos de grau, até o final deste mês. A doação dos equipamentos ocorre por meio do Projeto Olhar Brasil, ação do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do governo federal realizada em parceria com o município.
A proposta do projeto é atuar na identificação e correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública. Por isso, de acordo com as secretarias de Educação e de Saúde de Contagem, responsáveis pela gestão do PSE no município, "essa é apenas a primeira turma a receber os óculos". Educandos de outras 52 unidades da rede passarão por avaliação oftalmológica ao longo de 2015. Aqueles identificados com problemas de vista e que se encontrarem sem óculos também serão contemplados com armações e lentes.
Após a triagem prévia feita dentro das escolas, os educandos com alguma dificuldade de enxergar se submetem a exames específicos como refração, avaliação de fundo de olho e medida da pressão intra-ocular (tonometria). "Na primeira etapa, a principal alteração visual constatada foi a ametropia (necessidade de óculos), seguida de outras doenças como ceratocone, glaucoma, conjuntivite alérgica e viral e maculopatias". A informação é do oftalmologista José Augusto Pádua Salas, proprietário da clínica vencedora da licitação para realizar os procedimentos exigidos pelo Projeto entre os estudantes da rede municipal de ensino.
Compromisso
O secretário de Educação, professor Ramon, ao falar da importância da iniciativa, lembra que o problema de visão pode comprometer e muito a aprendizagem, principalmente na fase de alfabetização, quando as crianças, na maioria das vezes, não sabem expressar suas dificuldades. "O estudante que não enxerga direito normalmente é disperso e mostra pouco interesse nas aulas. Isso, certamente, impacta de forma severa o rendimento escolar".
Ramon lembra ainda que, dentro da proposta de desenvolvimento social, a ampliação e aprimoramento do PSE é umas das prioridades do atual governo. Prova disso, segundo ele, é que em apenas um ano e meio, foram ampliadas de 28 para 65, as unidades de ensino atendidas pelo programa.
Óculos gratuitos - Os óculos estão sendo confeccionados pela Olho Universal, ótica vencedora da licitação, com sede em Belo Horizonte. Nesta semana, técnicos da empresa encerram visitas às 13 escolas, para definirem tamanho e formato de armação mais adequados ao rosto de cada aluno beneficiado.
A estudante da E.M José Ovídio Guerra, no Eldorado, Rebeca Kiffer Veiga de Soares, 12 anos, está entre as crianças e jovens que aguardam pela entrega dos óculos. Com 3,25 graus de miopia no olho direito e 1,25 graus de astigmatismo, no esquerdo, ela se queixa de frequentes dores de cabeça e embaçamento da visão por falta dos óculos. "Tenho que usar óculos constantemente, mas há alguns meses eles quebraram e minha mãe não pode comprar outros. Uso óculos desde os três anos de idade. Quando pequena, cheguei a usar tampão", relata a adolescente.
A diretora da Escola Municipal Sandra Rocha, no bairro Parque São João, Maria Sueli Alves Pereira, reconhece que a doação de óculos pode contribuir para qualificar a aprendizagem de vários educandos. "Alguns alunos se queixam frequentemente de ardência nos olhos. Outros só enxergam a matéria do quadro quando estão nas primeiras carteiras da sala de aula", enfatiza a dirigente.
Outras ações
O Programa Saúde na Escola contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde. Além de exames oftalmológicos, o PSE confere, periodicamente, peso e estatura dos estudantes para avaliar como se encontram as carências e necessidades nutricionais das crianças e adolescentes.
O PSE atua ainda na prevenção de doenças e agravos à saúde. Nesse sentido, ocorrem palestras para conscientizar os estudantes sobre formas de evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis e sobre os malefícios do tabaco e outras drogas.

Luiz Henrique Grossi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário