quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estudantes de Contagem conquistam prêmio na UFMG Jovem




Exibindo DSC04032.JPGProfessora regente da turma premiada, Sílvia Cristina Ferreira conta que o estudo sobre plantas e tipos de solo começou em fevereiro, no início do ano letivo. Após participar de palestras, rodas de conversa, assistir a vídeos e realizar plantio de mudas, seguido de observação em casa e na escola, a turma optou em direcionar o estudo para plantas “popularmente conhecidas como remédios”.

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Trinta estudantes de 9 a 10 anos da Escola Municipal Hilton Rocha, no bairro São Luis, em Contagem, conquistaram o 2º lugar na Feira de Ciências UFMG Jovem, com o projeto “Conhecendo e trabalhando a importância das Plantas Medicinais”. A mostra, que promove intercâmbio da produção científica e cultural de escolas mineiras, reuniu mais de 50 trabalhos técnico-científicos da educação básica, no final de outubro.



A escolha não foi aleatória. Os meninos ficaram interessadíssimos ao saberem que algumas plantas têm efeitos medicinais”, diz a professora. Das 22 espécies levantadas na pesquisa, os alunos escolheram, por meio de votação, aprofundar o estudo sobre seis plantas: arruda, amora, bálsamo, quebra-pedra, cana de macaco e hortelã comum.

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O aprofundamento incluiu construção de portfólio, aplicação de questionários na comunidadade para levantar opinião e conhecimento sobre plantas medicinais, além de confecção de herbário, catalogado com o nome popular e científico de cada planta.

Achei muito interessante saber que muitas vezes a gente pode substituir um comprimido por um chá, o que é muito mais saudável”, relatou a estudante Débora Natiele Machado dos Santos, 10 anos. Das plantas estudadas, a arruda foi a que mais lhe chamou atenção por causa da indicação para tratamento de conjuntivite.

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O colega Ryan Fernandes Henriques, de 10 anos, também se encantou com o estudo sobre as ervas medicinais. “ Nunca tinha ouvido falar em cana de macaco e muito menos quebra-pedra”, destacou o estudante morador do bairro Sapucaias, que sonha em ser cientista.

O projeto “Conhecendo e trabalhando a importância das Plantas Medicinais” envolveu toda a comunidade escolar durante mais de seis meses.
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