terça-feira, 18 de novembro de 2014

Seduc encerra formação do Programa de Intervenção Pedagógica

A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Alfabetização e Letramento, encerrou nesta semana, entre os dias 11 e 13, no auditório da E.M. Pedro Pacheco de Souza, a formação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Constituída de quatro encontros, totalizando 16 horas de duração, a capacitação teve início em agosto e contemplou cerca de 200 professores e pedagogos que atuam na rede municipal de ensino.

Ao longo de toda a formação, os educadores debateram sobre Consciência fonológica; jogos e atividades digitais na apropriação do sistema de escrita alfabética; leitura e compreensão de textos na alfabetização; aprendizagem e ensino: a sistematização do processo de alfabetização no 1ºCiclo e Produção de Textos e Sequência Didática.

A diretora de Educação Básica, Mônica Silva, explica que
as ações do PIP consistem no planejamento, acompanhamento e monitoramento da prática pedagógica. Esse acompanhamento, segundo ela, é feito nos diferentes estágios de aprendizagem e desempenho, detectados nas avaliações externas e internas.

Professora da rede e da E.M. Ápio Cardoso, em Nova Contagem, há 15 anos, Shirlei Cristian Torres, foi uma das participantes da formação. Para ela, esse tipo de evento é importante principalmente como oportunidade para troca de experiências. ´”Muitas vezes, a gente está tão envolvida no dia-a-dia da sala de aula, que desconhece até mesmo a prática de um colega que trabalha na mesma escola. Encontros como este são enriquecedores também por causa dessa aproximação com outros profissionais”.

A professora Marinete Carneiro Alves, que atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da E.M. Júlia Kubitschek de Oliveira, no bairro Industrial, também aprovou a capacitação. Para ela, as formações sempre despertam o educador para mudanças que contribuem para elevar a qualidade na educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário