Ações inclusivas comprovam pioneirismo de Contagem na Educação Infantil
Diante da recente exigência do
Ministério da Educação para que os municípios estendam o Atendimento
Educacional Especializado (AEE) à Educação Infantil, Contagem, mais uma
vez, comprova pioneirismo na inclusão. Funciona na cidade desde o início
do ano, o AEE Móvel, serviço disponibilizado pela prefeitura para
apoiar e dar suporte às crianças com deficiência atendidas nos Centros
Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
Ao todo, já são 89 crianças de 16
unidades beneficiadas pela iniciativa. "Mais uma vez, Contagem saiu na
frente. Até 2016, nossa meta é que o AEE Móvel atenda cem por cento dos
Cemeis (37 unidades), que juntos têm matriculados 169 estudantes com
deficiência", ressalta o secretário de Educação, professor Ramon.
De acordo com o secretário, o trabalho é
desenvolvido por quatro professoras de AEE, selecionadas,
especificamente, para atuar não só com as crianças, como também com as
famílias e as escolas que atendem educandos de zero a 4 anos. "Essas
profissionais visitam as unidades, semanalmente, de acordo com agenda
programada pela Diretoria de Inclusão da Seduc".
Mãe do estudante Pedro, de quase 5 anos,
atendido no Cemei Campo Alto, na região do Petrolândia, Kárita de
Oliveira Souza Barros, representa uma das famílias que aprova o AEE
Móvel, e acompanha com satisfação os avanços do filho. "Percebo que ele
desenvolveu demais em aspectos importantes para um autista, como por
exemplo na comunicação pelo olhar, na compreensão de comandos e, até
mesmo, no comportamento. Ele está mais sociável".
O filho de Kárita, que também nasceu com
baixa visão, foi contemplado pela prefeitura, no início deste ano, com
um kit específico para facilitar o seu dia a dia nas atividades
escolares, outra iniciativa de ensino inclusivo elogiado pela mãe, que
também é educadora.
Para a dirigente do Cemei Icaivera, Ana
Carla Carvalho de Souza, a assessoria de profissionais de AEE aponta
caminhos para que as escolas possam acolher melhor as crianças com
deficiência. "Na nossa unidade, por exemplo, temos crianças com
deficiências variadas como paralisia cerebral, autismo, hidrocefalia,
que exigem intervençôes diferenciadas", diz a dirigente.
A proposta Curricular da Educação
Infantil no país tem como pilares o educar, cuidar e o brincar, cuja
ideia principal é garantir experiências que promovam o relacionamento e a
interação das crianças. Nesse aspecto, explica a diretora de Inclusão
da Seduc, Sebastiana Rangel, o AEE busca remover as barreiras que
impedem a plena participação da criança no ambiente escolar, identifica
suas necessidades específicas e, junto com a escola e família, constrói
estratégias para o seu desenvolvimento.
Políticas de Inclusão
Contagem atende atualmente, além de 169
crianças com deficiência matriculadas na Educação Infantil, outros 1.134
estudantes com deficiência no ensino fundamental da Rede Municipal de
Ensino. A série de ações para aprimorar a educação inclusiva nas
unidades da rede, envolve o trabalho de um quadro de profissionais
capacitados, em frequente formação continuada.
Além dos 60 cuidadores, que auxiliam
estudantes com limitações físicas mais graves nas atividades de vida
diária, 500 estagiários e 47 instrutores e intérpretes da Língua
Brasileira de Sinais (Libras) atuam para dar suporte pedagógico aos
educadores no trabalho com esses educandos.
A Política de Inclusão dos Estudantes com Deficiência na rede de Contagem inclui também o funcionamento de 24 Salas de Recursos Multifuncionais, espaço dotado de material de tecnologia assistida, para atender as mais variadas especificidades da deficiência. Cada sala possibilita o atendimento de, aproximadamente, 25 estudantes.
A Política de Inclusão dos Estudantes com Deficiência na rede de Contagem inclui também o funcionamento de 24 Salas de Recursos Multifuncionais, espaço dotado de material de tecnologia assistida, para atender as mais variadas especificidades da deficiência. Cada sala possibilita o atendimento de, aproximadamente, 25 estudantes.
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