sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Funec forma 86 alunos dos cursos do EJA/FIC

Modalidade atende pessoas que querem terminar a educação básica e aprenderem uma profissão

Romualdo Mattos
Mais uma vitória para a educação de Contagem. Aconteceu na quinta-feira (1º/10) a formatura de 86 alunos da Educação de Jovens e Adultos / Formação Inicial Continuada (EJA/FIC), cursos voltados para pessoas que querem completar a educação básica e se qualificarem profissionalmente. Os cursos foram realizados em seis escolas do município, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os alunos dos cursos de Operador de Computador, Operador de Caixa, Confeccionador de Bijuterias, Promotor de Vendas e Fotógrafo iniciaram as aulas em 23 de fevereiro deste ano e tiveram carga horária de 200 horas, distribuídas ao longo do ano, em 2 dias por semana.
O vice-prefeito de Contagem, João Guedes, homenageou os formandos pela conquista do certificado e do aprendizado de uma profissão. "Fico extremamente feliz em ver pessoas que estão claramente pensando e trabalhando por um Brasil melhor. Qualificar-se é o melhor caminho para isto. Agradecemos ao prefeito Carlin Moura por ter reaberto a Funec em seu primeiro ato de governo, proporcionando educação de qualidade, para jovens e adultos".
Para o presidente da Funec, Hugo Vilaça, ver novos profissionais sendo formados em Contagem é muito gratificante para a gestão pública. "A escolha de voltar a estudar, concluir o ensino médio e ainda aprender uma profissão é um passo enorme para a melhoria da qualidade de vida de cada um de vocês. Para Contagem, representa novos profissionais qualificados para atuarem na cidade e melhorarem nossos produtos e serviços. A realização do sonho de cada um dos formandos faz parte do desenvolvimento social e econômico de Contagem", frisou.
A felicidade com a nova profissão marcou o discurso de José Adriano Silva, aluno do curso de Operador de Computador. Para ele, estudar de novo foi uma das melhores coisas que aconteceu em sua vida. "Com minha nova profissão, posso conseguir uma melhor remuneração e juntar dinheiro para pagar uma faculdade daqui a alguns anos", garantiu José.
Qualificação
A Funec foi a segunda fundação municipal a se credenciar como ofertante do Pronatec e, desde 2013, vem consolidando o programa. Na qualidade de ofertante, a Funec é responsável por, após captar as demandas do município, propor ao Ministério da Educação a oferta das vagas. Assim, desde a primeira pactuação, em agosto de 2013, cerca de 5 mil alunos já se matricularam nos mais de 40 cursos ofertados pela Funec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário