Estão sendo realizadas visitas domiciliares para melhor conhecer a realidade de cada estudantes
Com o intuito de promover maior
aproximação com a comunidade, escolas de Contagem estão indo até as
famílias dos estudantes e as lideranças do território onde estão
inseridas. Os 54 articuladores comunitários, que coordenam as atividades
da educação integral na Rede Municipal de Ensino, agora realizam,
também, visitas semanais a casa de educandos. A ação integra o Programa
de Formação Continuada, que prevê o envolvimento de toda a sociedade
para aprimorar a educação das crianças e jovens do município.
De acordo com o secretário de Educação,
professor Ramon, a proposta das visitas domiciliares é conhecer melhor o
contexto de vida do aluno para que intervenções necessárias no ambiente
escolar sejam adequadas às peculiaridades do estudante. "Muitas vezes, o
mal desempenho escolar ou atitudes de indisciplina por parte do
educando estão associadas a alguma ocorrência em casa ou até mesmo na
comunidade onde mora".
Durante as visitas, as famílias
respondem a um questionário detalhado sobre suas condições econômicas e
sociais, o que inclui informações sobre moradia, lazer, relações
familiares, quadro de saúde e acompanhamento escolar dos filhos, dentre
outras. As lideranças, por sua vez, opinam sobre o papel da escola e o
que pode ser feito para elevar o senso de pertencimento naquela
comunidade.
Na sexta-feira, (25/9), a dona de casa
Kênia Sheila Cardoso Macedo, 33, foi uma das contempladas com a visita.
Ela abriu as portas da sua casa, na Vila São Vicente, na região do
Industrial, para receber Ademir José dos Santos, articulador comunitário
na Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, unidade onde
estudam Atanael, 12; e Geovanna, 7, filhos de Kênia. Entre uma e outra
resposta às perguntas feitas pelo articulador, a mãe destacou que o
filho mais velho já recebe acompanhamento médico por causa do
comportamento inquieto em sala de aula. Segundo ela, o filho tem
dificuldade de concentração, mas acredita que o "agitamento seja próprio
da idade".
Ao longo da visita do articulador
comunitário, as famílias também recebem orientações sobre os
equipamentos e serviços públicos disponíveis no território onde moram, e
até mesmo, quando necessário, encaminhamentos para órgãos de saúde e de
assistência social. Na conversa com Ademir dos Santos, a mãe de Atanael
e de Geovanna, ficou sabendo, por exemplo, que em caso de longo período
de desemprego do marido Jerson, ela pode recorrer ao Centro de
Referência da Assistência Social (Cras), também conhecido como Casa da
Família.
Kênia Macedo elogiou a iniciativa da
prefeitura. "Achei muito interessante ter oportunidade de falar de
alguns assuntos da escola, aqui na minha casa. Eu me senti mais à
vontade. Levo meus filhos à escola todos os dias, mas é tudo muito
corrido. Além disso, às vezes, falar de determinadas coisas na
secretaria da escola me deixa constrangida, porque sempre tem outras
pessoas por perto", salientou.
Conceito
O Programa de Formação Continuada, em curso em Contagem, parte do princípio da Cidade Educadora, por isso a capacitação envolve todos atores e órgãos que cuidam direta e indiretamente da área de ensino no município. Além de cerca de 4 mil professores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino, e dirigentes das escolas, o programa contempla ainda o quadro administrativo da Secretaria de Educação (Seduc), articuladores comunitários; conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, dentre outros atores da sociedade civil.
O Programa de Formação Continuada, em curso em Contagem, parte do princípio da Cidade Educadora, por isso a capacitação envolve todos atores e órgãos que cuidam direta e indiretamente da área de ensino no município. Além de cerca de 4 mil professores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino, e dirigentes das escolas, o programa contempla ainda o quadro administrativo da Secretaria de Educação (Seduc), articuladores comunitários; conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, dentre outros atores da sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário