quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Articuladores estreitam laços com comunidade escolar

Estão sendo realizadas visitas domiciliares para melhor conhecer a realidade de cada estudantes

Jhonatan Otero
Com o intuito de promover maior aproximação com a comunidade, escolas de Contagem estão indo até as famílias dos estudantes e as lideranças do território onde estão inseridas. Os 54 articuladores comunitários, que coordenam as atividades da educação integral na Rede Municipal de Ensino, agora realizam, também, visitas semanais a casa de educandos. A ação integra o Programa de Formação Continuada, que prevê o envolvimento de toda a sociedade para aprimorar a educação das crianças e jovens do município.
De acordo com o secretário de Educação, professor Ramon, a proposta das visitas domiciliares é conhecer melhor o contexto de vida do aluno para que intervenções necessárias no ambiente escolar sejam adequadas às peculiaridades do estudante. "Muitas vezes, o mal desempenho escolar ou atitudes de indisciplina por parte do educando estão associadas a alguma ocorrência em casa ou até mesmo na comunidade onde mora".
Durante as visitas, as famílias respondem a um questionário detalhado sobre suas condições econômicas e sociais, o que inclui informações sobre moradia, lazer, relações familiares, quadro de saúde e acompanhamento escolar dos filhos, dentre outras. As lideranças, por sua vez, opinam sobre o papel da escola e o que pode ser feito para elevar o senso de pertencimento naquela comunidade.
Na sexta-feira, (25/9), a dona de casa Kênia Sheila Cardoso Macedo, 33, foi uma das contempladas com a visita. Ela abriu as portas da sua casa, na Vila São Vicente, na região do Industrial, para receber Ademir José dos Santos, articulador comunitário na Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, unidade onde estudam Atanael, 12; e Geovanna, 7, filhos de Kênia. Entre uma e outra resposta às perguntas feitas pelo articulador, a mãe destacou que o filho mais velho já recebe acompanhamento médico por causa do comportamento inquieto em sala de aula. Segundo ela, o filho tem dificuldade de concentração, mas acredita que o "agitamento seja próprio da idade".
Ao longo da visita do articulador comunitário, as famílias também recebem orientações sobre os equipamentos e serviços públicos disponíveis no território onde moram, e até mesmo, quando necessário, encaminhamentos para órgãos de saúde e de assistência social. Na conversa com Ademir dos Santos, a mãe de Atanael e de Geovanna, ficou sabendo, por exemplo, que em caso de longo período de desemprego do marido Jerson, ela pode recorrer ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), também conhecido como Casa da Família.
Kênia Macedo elogiou a iniciativa da prefeitura. "Achei muito interessante ter oportunidade de falar de alguns assuntos da escola, aqui na minha casa. Eu me senti mais à vontade. Levo meus filhos à escola todos os dias, mas é tudo muito corrido. Além disso, às vezes, falar de determinadas coisas na secretaria da escola me deixa constrangida, porque sempre tem outras pessoas por perto", salientou.
Conceito
O Programa de Formação Continuada, em curso em Contagem, parte do princípio da Cidade Educadora, por isso a capacitação envolve todos atores e órgãos que cuidam direta e indiretamente da área de ensino no município. Além de cerca de 4 mil professores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino, e dirigentes das escolas, o programa contempla ainda o quadro administrativo da Secretaria de Educação (Seduc), articuladores comunitários; conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, dentre outros atores da sociedade civil.

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