quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sobrevivente do Holocausto emociona público em Contagem

Em bate-papo com estudantes, amiga de Anne Franck, Nanette Blitz Konig, falou dos horrores da guerra e autografou livros

Jhonatan Otero
O primeiro dia da inédita visita a Contagem da sobrevivente do Holocausto e amiga de Anne Franck, Nanette Blitz Konig, foi marcado por emoção e admiração do público. Mais de 200 pessoas prestigiaram a tarde de autógrafos do seu livro "Eu sobrevivi ao Holocausto" e o colóquio com estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), no hall principal do Shopping Contagem, na quarta-feira (30/9).
O vice-prefeito João Guedes falou do orgulho de receber no município uma "personagem guerreira" como Nanette. Para ele, a visita representa "um momento único para a cidade e também um convite à reflexão sobre a importância da humanização nas relações entre todas as pessoas, independentemente da raça e etnia".
O secretário-adjunto de Educação, Ademilson Ferreira, enfatizou que a visita da sobrevivente do Holocausto se insere no contexto de construção do "Cultura de Paz e Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar", projeto que começará a ser implementado nas unidades escolares da Prefeitura de Contagem, ainda neste mês. "Sabemos que não temos como abarcar toda violência social, mas no nosso foco que é a educação, vamos investir firmemente em ações pacificadoras, que certamente vão gerar reflexos positivos em todos os espaços da cidade".
Visivelmente emocionado, o rabino Uri Lam, da Congregação Israelita Mineira, após ouvir o hino de Israel, recorreu ao trecho "a nossa esperança nunca termina", para falar da importância da persistência na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. "Dona Nanette é a personificação dessa luta, assim como Anne Franck, mesmo na época nefasta do nazismo nunca perdeu a esperança por um mundo melhor".
Sem desgrudar os olhos de Dona Nanette e atenta a cada detalhe dos relatos dela, a estudante do 2º ano do Ensino Médio da Funec Unidade Ressaca, Evelyn Ferreira Prado, 16, também se emocionou com a presença da sobrevivente dos horrores do nazismo. "Li o Diário de Anne Franck, estudei sobre Hitler, mas nunca imaginei que um dia poderia estar frente a frente com uma amiga de Anne Frank. Nunca vou me esquecer deste dia", completou.
Durante a conversa com o público, Nanette Blitz Konig relembrou encontros com a amiga alemã de origem judaica, Anne Frank, que morreu aos 15 anos em um campo de concentração, e detalhou um pouco sobre o que foi o "horror" da Segunda Guerra Mundial e a perseguição do nazismo aos judeus.
"O interessante é que quando acontece alguma coisa ruim a gente quer esquecer. Ela, não. Conta a história e com detalhes. Realmente, Dona Nanette é uma guerreira". A declaração é de Raianne Helena Fiuza, aluna do 6º ano da Escola Municipal Anne Frank, de Belo Horizonte, instituição que também fez questão de prestigiar a visita da sobrevivente à Contagem, com um grupo de estudantes e educadores.
De acordo com a sobrevivente, o número de vítimas do Holocausto é muito maior do que é divulgado em documentos oficiais. "Acreditamos, que mais de 9 milhões de pessoas foram mortas em Auschwitz, a maioria judeus. Mas também foram exterminados poloneses, romanos e soviéticos, além de outras nacionalidades, ciganos, homossexuais e outras minorias que confrontavam com o regime nazista". A maioria foi morta com gás, fuzilada, enforcada e incinerada no campo, antes de o Exército Vermelho derrubar seus portões no inverno de 1945.
O evento, contou ainda com apresentações musicais da Banda da Guarda Municipal e do Coral de Emmanuel, da Fundação Caminho Verdade e Vida, o que também atraiu a atenção da clientela do centro de compras.
Nanette Konig encerrou a visita a Contagem na quinta-feira (1/10), depois de participar do evento "Diálogos sobre Diversidade: ontem e hoje", na Câmara dos Vereadores; e de roda de conversa com estudantes da Funec e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no auditório da sede administrativa da Funec, no bairro Eldorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário