terça-feira, 9 de junho de 2015

Aliança pela Infância comemora Dia do Brincar

Ato de brincar resgata os sonhos e contribui com o desenvolvimento emocional e mental da criançaRobert Nonato

O Dia Internacional do Brincar foi comemorado em Contagem na última quinta-feira (28/5), na Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém. A Aliança pela Infância, movimento internacional em defesa da infância, escolheu o município para participar da Semana Mundial do Brincar e promoveu a contação de histórias para mais de 200 alunos, na faixa de seis a dez anos. A alegria tomou conta das crianças, que, atentas, ouviram histórias e participaram das brincadeiras em grupo.
De acordo com a diretora da E. M. Domingos José Diniz Costa Belém, Silvânia Maria da Silva, a escola já possui a cultura de dedicar toda sexta-feira ao brincar. Silvânia ressaltou que na escola estudam seis crianças com deficiência e, ao estimular as brincadeiras em grupo, muitas tiveram avanços significativos, deixando de necessitar de acompanhamento constante por estagiários da educação inclusiva. "Priorizamos o brincar, pois com o processo de adultização das crianças, elas assumem muitas responsabilidades precocemente. O ato de brincar resgata os sonhos e o desenvolvimento da infância. Se ela não consegue brincar, também não consegue sonhar. No caso dos estudantes com deficiência, eles só conseguem se socializar e se desenvolver brincando com as outras crianças", disse.
A contadora de histórias ligada à Aliança pela Infância, Roberta Colen, conseguiu prender a atenção dos alunos com seus casos intrigantes. Segundo a educadora, a história permite a troca direta de afeto, aproxima as crianças e estimula a criatividade. "Toda criança gosta de ouvir histórias e isso proporciona uma ligação afetiva com o adulto, além de contribuir com o desenvolvimento emocional e cognitivo da própria criança".
A psicopedagoga representante da Aliança pela Infância, Cristina Silveira, afirmou que a criança começa a brincar dentro da barriga da mãe, ao receber um estímulo, e quando nasce o ato de brincar é o que ajuda no desenvolvimento das funções cerebrais básicas e emocionais. Segundo Cristina, ao se tornarem alvo da sociedade de consumo, as crianças vêm perdendo um pouco da infância e se tornando, a cada dia, mais adultas. "No mercado estão disponíveis produtos que replicam esse valor, como maquiagens, esmaltes e até casos de sutiã de bojo para meninas de quatro anos. Já vimos vale silicone serem distribuídos em festas de 15 anos e refrigerante em formato de garrafa de champanhe. O resgate do brincar e da infância é importante, porque por meio deles as crianças se socializam, desenvolvem o lado lúdico, aprendem valores, convivem com as diferenças, entre diversos outros benefícios", ressaltou.
Distribuição de brinquedos
Para estimular o brincar e investir na Educação Infantil, a Prefeitura de Contagem está distribuindo quase 4.800 brinquedos, aos 35 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e a outras 20 unidades escolares que atendem crianças de quatro e cinco anos. Os brinquedos foram adquiridos com recursos do município. Cada kit contém entre 59 e 64 brinquedos variados, tais como bonecas, caminhões, carrinhos, jogos de montar tipo lego, dentre outros. Parte dos brinquedos, cerca de 1.500, será enviada para brinquedotecas de escolas da rede municipal que atendem crianças do 1º Ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário