terça-feira, 16 de junho de 2015

Creches conveniadas recebem kits escolares e coletivos

Ação reforça parceria entre poder público e iniciativa privada na Educação InfantilJhonatan Otero

A Prefeitura de Contagem trabalha continuamente para reforçar a parceria com as 26 creches que integram a rede conveniada. Na quarta-feira (10/6), o prefeito Carlin Moura, o vice João Guedes e o secretário de Educação, professor Ramon, realizaram a entrega simbólica do kit coletivo diverso e dos kits escolares para 94 crianças, de 2 a 5 anos, atendidas no Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Filomena. O kit coletivo, exclusivamente, para as creches parceiras da prefeitura, é composto por brinquedos, roupas de cama, material de escritório e utensílios.
A abertura do evento ficou por conta das crianças que encenaram teatrinhos, abordando as temáticas de preservação ambiental e diversidade do povo brasileiro. As alunas Shofia Júlia de Oliveira Silva e Mariana Florentino de Araújo, ambas de 5 anos, entregaram cartas de agradecimento ao prefeito e ao secretário de Educação.
Ao falar da importância da parceria com as creches da iniciativa privada, o prefeito informou que o município conseguiu antecipar, em um ano, o cumprimento da meta proposta pelo Ministério da Educação, de garantir vagas para toda criança de 4 e 5 anos na Educação Infantil. "Isso foi possível graças a essa parceria com as conveniadas, porque, por maiores que sejam os investimentos, o poder público não dá conta de atender todas as demandas de uma cidade sozinho".
Carlin Moura lembrou que em pouco mais de dois anos já foram entregues oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) à população. Em 2015, segundo ele, serão entregues mais dois, e até final de 2016, outras onze unidades. "Estamos trabalhando  para ampliar a rede e as vagas na Educação Infantil. Queremos aumentar também o número de instituições e vagas na rede conveniada", destacou o prefeito, informando que Contagem já trabalha para universalizar, antes de 2018, a oferta de ensino para as crianças de zero a 3 anos.
Agradecimentos
Representando os pais das crianças da Santa Filomena, Luciana de Araújo, enfatizou o orgulho de participar daquele momento especial. "Obrigada prefeito por transformar nossa Contagem em um berço de cidadania. Sinto-me feliz em saber que meus filhos crescem em um lugar que valoriza a formação das crianças. É uma honra para nossa cidade".
O presidente e fundador do CEI Santa Filomena, Paulo Rogério Marzullo, em nome de todas as conveniadas, agradeceu à prefeitura tanto pelos kits escolares, quanto pelo kit coletivo diverso, que segundo ele veio em "boa hora", pois a cozinha da instituição estava precisando de panelas grandes para o preparo das refeições. "Prefeito o senhor está de parabéns. Tudo que tem feito pela educação é em favor das crianças de Contagem".
O presidente do CEI Pequeno Príncipe, José William da Silva, também comemorou a distribuição dos kits pela prefeitura. Ele lembrou que o material escolar é sempre bem recebido. "Além de um incentivo para as crianças, representa uma economia para as famílias". Quanto ao kit coletivo, disse que será muito útil para a instituição. "O dinheiro que a gente ia comprar vasilhas e panelas para cozinha, agora podemos usar para outras melhorias no espaço físico e na área pedagógica da nossa creche", concluiu o dirigente da unidade que atende, em regime integral, 78 crianças , entre um e cinco anos, na Vila Barraginha, na Regional Industrial.
Parceria
A Prefeitura de Contagem atende, atualmente, mais de 10 mil crianças, de zero a 5 anos, na Educação Infantil. Aproximadamente, 30% desse atendimento é feito pela rede conveniada, constituída por 26 instituições parceiras do município, que beneficiam cerca de 3 mil crianças.
Só em 2014, a prefeitura repassou às instituições filantrópicas mais de R$ 7 milhões. Os repasses foram feitos por meio de transferências do tesouro municipal, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo a  Secretaria Municipal de Educação, os recursos são repassados em 10 parcelas e os valores conforme a quantidade de alunos de cada instituição.
Também participaram do evento, além de pais, o chefe de Gabinete, Farley Lima; a administradora da Regional Sede, Gislaine Soares; e o vereador Daniel Carvalho.
Santa Filomena
O Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Filomena, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, é uma referência de atendimento na Regional Sede. Fundado em 1982, pelo casal Paulo Rogério Marzullo e Maristela Aguiar da Silva e outros 20 casais envolvidos com a causa filantrópica, inicialmente, a instituição nasceu para atender crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. Mas, posteriormente, passou a atender apenas o público da Educação Infantil. Atualmente, a unidade atende 94 crianças, de 2 a 5 anos, das 7h às 17h, de 12 bairros de várias regiões do município.
REPÓRTER: Cristina Proença   FOTO CRÉDITO: Jhonatan Otero   
PUBLICAÇÃO: 12/06/2015 15:59:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário