terça-feira, 9 de junho de 2015

Escolas de Contagem recebem novo mobiliário

Iniciativa, que trará mais conforto, valoriza os professores e propicia maior acessibilidade aos alunos cadeirantesJhonatan Otero

A Prefeitura de Contagem entende que investir na infraestrutura das escolas é mais uma ação determinante para qualificar a educação no município. Por isso, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), o município acaba de adquirir 988 conjuntos de cadeiras e mesas para professores e 146 mesas apropriadas para estudantes usuários de cadeiras de rodas. O novo mobiliário já começou a chegar às unidades da Rede Municipal de Ensino. Foram investidos aproximadamente R$ 259 mil, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O secretário de Educação, professor Ramon, lembrou que "investimentos no conforto de estudantes e professores sempre refletem nos índices da aprendizagem". Ele destacou, ainda, que a conquista das melhorias se deve também "ao bom trabalho e empenho da equipe da Seduc que se dedica continuamente para aprimorar a educação de Contagem".
A diretora da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, no bairro Inconfidentes, Regina Mendes Barbosa, comemorou a chegada dos móveis para os educadores e relatou que há muitos anos, as escolas não recebiam mesas para professores, apenas para alunos. "Antes da chegada dos novos conjuntos, os professores tinham que improvisar com as carteiras dos alunos. A nova mesa é bem ampla e dotada de gavetas, o que traz mais conforto e melhora a condição de trabalho para eles", relatou a diretora, ao enfatizar que a aquisição dos móveis é mais uma forma de demonstrar respeito e valorização dos educadores.
Professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Nova Contagem, Ivone Gerosina Pereira Santos, também aprovou o novo mobiliário. "A cadeira é muito mais confortável, pois nossa coluna encaixa direitinho, evitando, assim, as dores nas costas", destacou a profissional, que atua na área da educação há 28 anos.
Ao falar sobre as mesas adaptáveis para usuários de cadeiras de rodas, o secretário de Educação lembrou que é mais uma forma de promover a acessibilidade e efetivar a inclusão do estudante com deficiência. "É um recurso de baixa tecnologia, mas extremamente importante, pois vai possibilitar ao educando a realização de atividades cotidianas, tais como, alimentação, estudo e até mesmo lazer", frisou.
Políticas de Inclusão
Atualmente, Contagem tem 1.530 estudantes com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino (157 na Educação Infantil e 1.373 no Ensino Fundamental), que recebem uma atenção especial da Seduc, por meio de pessoal capacitado. Além dos 60 cuidadores, que auxiliam estudantes com limitações físicas mais graves nas atividades de vida diária, 500 estagiários e 47 instrutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuam para dar suporte pedagógico aos educadores no trabalho com esses alunos.
Em 2015, 80 estudantes com deficiência, cujo processo inclusivo exige materiais específicos, receberam kits escolares apropriados compostos por cadernos com pauta ampliada, pranchetas inclinadas, canetas com pontas mais grossas, dentre outros materiais diferenciados para facilitar o aprendizado na educação especial.
A Política de Inclusão dos Estudantes com Deficiência na Rede Municipal de Contagem inclui ainda o funcionamento de 24 Salas de Recursos Multifuncionais, espaço dotado de material de tecnologia assistida, para atender as mais variadas especificidades da deficiência. Cada sala possibilita o atendimento de, aproximadamente, 25 estudantes.
Este ano, a Seduc implantou ainda o AEE Móvel, serviço de apoio e suporte às crianças com deficiência atendidas nos 35 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), localizados em todas as regiões da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido por quatro professores de AEE selecionados, especificamente, para atuarem não só com as crianças, como também com as famílias e as escolas que atendem educandos de zero a quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário