Iniciativa, que trará mais conforto, valoriza os professores e propicia maior acessibilidade aos alunos cadeirantes
A Prefeitura de Contagem entende que
investir na infraestrutura das escolas é mais uma ação determinante para
qualificar a educação no município. Por isso, por intermédio da
Secretaria de Educação (Seduc), o município acaba de adquirir 988
conjuntos de cadeiras e mesas para professores e 146 mesas apropriadas
para estudantes usuários de cadeiras de rodas. O novo mobiliário já
começou a chegar às unidades da Rede Municipal de Ensino. Foram
investidos aproximadamente R$ 259 mil, por meio do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O secretário de Educação, professor
Ramon, lembrou que "investimentos no conforto de estudantes e
professores sempre refletem nos índices da aprendizagem". Ele destacou,
ainda, que a conquista das melhorias se deve também "ao bom trabalho e
empenho da equipe da Seduc que se dedica continuamente para aprimorar a
educação de Contagem".
A diretora da Escola Municipal Heitor
Villa-Lobos, no bairro Inconfidentes, Regina Mendes Barbosa, comemorou a
chegada dos móveis para os educadores e relatou que há muitos anos, as
escolas não recebiam mesas para professores, apenas para alunos. "Antes
da chegada dos novos conjuntos, os professores tinham que improvisar com
as carteiras dos alunos. A nova mesa é bem ampla e dotada de gavetas, o
que traz mais conforto e melhora a condição de trabalho para eles",
relatou a diretora, ao enfatizar que a aquisição dos móveis é mais uma
forma de demonstrar respeito e valorização dos educadores.
Professora do Centro Municipal de
Educação Infantil (Cemei) Nova Contagem, Ivone Gerosina Pereira Santos,
também aprovou o novo mobiliário. "A cadeira é muito mais confortável,
pois nossa coluna encaixa direitinho, evitando, assim, as dores nas
costas", destacou a profissional, que atua na área da educação há 28
anos.
Ao falar sobre as mesas adaptáveis para
usuários de cadeiras de rodas, o secretário de Educação lembrou que é
mais uma forma de promover a acessibilidade e efetivar a inclusão do
estudante com deficiência. "É um recurso de baixa tecnologia, mas
extremamente importante, pois vai possibilitar ao educando a realização
de atividades cotidianas, tais como, alimentação, estudo e até mesmo
lazer", frisou.
Políticas de Inclusão
Atualmente, Contagem tem 1.530
estudantes com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino (157
na Educação Infantil e 1.373 no Ensino Fundamental), que recebem uma
atenção especial da Seduc, por meio de pessoal capacitado. Além dos 60
cuidadores, que auxiliam estudantes com limitações físicas mais graves
nas atividades de vida diária, 500 estagiários e 47 instrutores e
intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) atuam para dar
suporte pedagógico aos educadores no trabalho com esses alunos.
Em 2015, 80 estudantes com deficiência, cujo processo inclusivo exige materiais específicos, receberam kits escolares apropriados compostos por cadernos com pauta ampliada, pranchetas inclinadas, canetas com pontas mais grossas, dentre outros materiais diferenciados para facilitar o aprendizado na educação especial.
Em 2015, 80 estudantes com deficiência, cujo processo inclusivo exige materiais específicos, receberam kits escolares apropriados compostos por cadernos com pauta ampliada, pranchetas inclinadas, canetas com pontas mais grossas, dentre outros materiais diferenciados para facilitar o aprendizado na educação especial.
A Política de Inclusão dos Estudantes
com Deficiência na Rede Municipal de Contagem inclui ainda o
funcionamento de 24 Salas de Recursos Multifuncionais, espaço dotado de
material de tecnologia assistida, para atender as mais variadas
especificidades da deficiência. Cada sala possibilita o atendimento de,
aproximadamente, 25 estudantes.
Este ano, a Seduc implantou ainda o AEE
Móvel, serviço de apoio e suporte às crianças com deficiência atendidas
nos 35 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), localizados em
todas as regiões da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido por
quatro professores de AEE selecionados, especificamente, para atuarem
não só com as crianças, como também com as famílias e as escolas que
atendem educandos de zero a quatro anos.
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