terça-feira, 16 de junho de 2015

Trilhas da História chega às escolas municipais

Atividade estimula a imaginação e desperta o interesse dos estudantes pela literatura

Jhonatan Otero

Belo cenário, figurino caprichado e cantigas envolventes. É assim que o Trilhas da História, projeto de contação de histórias do Programa de Leitura Contagem das Letras, da Secretaria de Educação (Seduc), chega às unidades escolares de Contagem. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto encanta, fascina e desperta estudantes da Rede Municipal de Ensino para o universo literário.
O Centro de Educação Infantil (Cemei) Estrela Dalva, que fica na região do Nacional, foi uma das unidades que recebeu o projeto. No último dia 27 /5, um grupo de 90 estudantes, entre 2 e 5 anos, assistiu à contação de história feita por Bel Betina e Jane Nascimento, que arrancaram risadas da meninada, durante espetáculo embalado ao som de repertório infantil variado.
A dirigente educacional do Contagem das Letras, Alessandra Soares, explicou que o projeto alia incentivo à leitura e ampliação dos conhecimentos, trabalhando temas relacionados à cidadania e diversidade brasileira, de maneira bem lúdica. "No mundo de hoje, cada vez mais digital, a contação cumpre o papel de desenvolver a imaginação, caminho importante para uma série de descobertas".
Neste ano, as contações de história contemplam as temáticas dos livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola, do Ministério da Educação (PNBE/MEC 2013-2014), encontradas nas bibliotecas das unidades escolares.
A diretora do Cemei Estrela Dalva, Andréa Pinheiro, relatou que a contação de histórias faz parte do cotidiano da unidade, "mas quando chega alguém diferente, a atividade ganha mais encanto para as crianças. A atividade, além de incentivar a imaginação, trabalha também a oralidade, que é outra habilidade essencial para o desenvolvimento dos estudantes".
Para atender as várias propostas do projeto, as contadoras escolhem as possibilidades, de acordo com a faixa etária dos estudantes. "Nos Cemeis, por exemplo, usamos fantoches, cenários e figurinos mais coloridos", disse Jane Nascimento. Elas também utilizam e apresentam o acervo existente nas bibliotecas das escolas. "Assim, a gente une músicas com conhecimento, por meio das histórias dos livros, de maneira divertida", ressaltou a contadora Bet Betina.
Histórico
Em 2014, o Projeto Trilhas da História visitou 70 escolas municipais, incluindo unidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2013, as contadoras do projeto percorreram 102 unidades escolares, contemplando mais de 18 mil estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
As contações de história ocorrem sempre as terças, quartas e quintas-feiras, com até 60 estudantes por sessão. Mais informações sobre o Projeto Trilhas da História podem ser obtidas pelo telefone 3911.9466.

REPÓRTER: Cristina Proença/Raquel Lopes   FOTO CRÉDITO: Jhonatan Otero   
PUBLICAÇÃO: 09/06/2015 18:24:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário