terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitura incentiva leitura dos contagenses

Educadores debatem a construção de plano municipal para a leituraElias Ramos

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), trabalha para incentivar a leitura no município. Nessa perspectiva, o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura (Minc), José Castilho Marques Neto, estará na cidade, nesta sexta-feira (17/4), para apresentar a importância de se construir um Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) para Contagem.
Castilho, além de visitar bibliotecas da Escola Municipal Dona Babita Camargos e do Centec, e ainda, conhecer de perto a Biblioteca Pública "Doutor Edson Diniz", vai ministrar palestra, às 13h30, no auditório da Casa Azul, para 150 pessoas representantes de toda sociedade civil. O evento é realizado em parceria com a Fundação Cultural de Contagem (Fundac) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec).
O secretário de Educação, professor Ramon, aposta no êxito da construção democrática do Plano de Leitura para a cidade. "É um orgulho saber que a população está preocupada com a importância da leitura, que o plano será construído com a gestão participativa envolvendo todos os atores da sociedade e, sobretudo, que as discussões iniciais estão partindo do executivo, o que é um pioneirismo," enfatiza.
A presidente da Fundac, Renata Lima, fala da importância do vínculo da leitura com a cultura. "A Fundação, por meio da Biblioteca Municipal, busca fomentar a leitura no município, como forma de facilitar o aprendizado e promover o acesso à informação".
A presidente da Funec, Karla Roque, fala sobre a expectativa do plano de leitura para Contagem. "Fomentar o PMLLLB é importante para discutirmos o acesso à leitura não só para estudantes, mas para toda a sociedade, tornando esse instrumento de conhecimento em algo mais cotidiano".
A proposta de Contagem para a construção do plano de leitura é realizar audiências públicas, envolvendo toda a sociedade civil, e que ele seja referendado em lei, pela Câmara dos Vereadores. O secretário de Educação explica que a iniciativa possibilita a construção de políticas públicas e facilita a captação de recursos para a promoção do livro e da leitura no município.
Doação de Livros
A Secretaria de Educação de Contagem (Seduc) foi presenteada com um acervo de quase mil livros literários e informativos, além de 55 mil gibis doados pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. As obras, muitas delas raras e em edições limitadas, já começaram a chegar nas bibliotecas das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino e a Funec. Parte dos livros também vai se juntar ao acervo da Biblioteca Pública Municipal e do futuro polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a ser instalado em Contagem.
A doação dos livros ocorreu durante visita da Seduc, ao Ministério da Cultura, em Brasília, para apresentação de ações do Programa de Leitura "Contagem das Letras" , no final do ano passado.
A Secretaria de Educação se preocupou em selecionar o acervo que melhor atendesse a diversidade do público de Contagem. "Por isso, a Seduc providenciou a ida ao Rio de Janeiro de quatro profissionais de biblioteca para realizar a devida seleção", explicou professor Ramon.
Acervo Contagem
Atualmente, o acervo nas bibliotecas escolares da Rede de Educação de Contagem, incluindo unidades da Funec, é de quase 645 mil obras, considerando livros literários, informativos, de pesquisa e outros. Na maioria das regiões da cidade, o número de livros ultrapassa a média recomendada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que é de 10 livros por usuários. A Biblioteca Pública Municipal Dr.Edson Diniz conta com um acervo de 20 mil títulos e mais de 22 mil leitores cadastrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário