terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitura oferece merenda de qualidade para alunos da rede

Diariamente, 55 mil estudantes são beneficiados com refeições acompanhadas por nutricionistas

Ricardo Lima

A Prefeitura de Contagem investe na qualidade da merenda escolar. Diariamente, cerca de 55 mil estudantes das escolas municipais são beneficiados com refeições de alta qualidade nutricional, que são preparadas nas 134 unidades educacionais, incluindo as escolas municipais, anexos, Cemeis, Educartes e ainda, unidades da Funec.
Cerca de 3 mil alunos das 26 creches conveniadas à prefeitura também são beneficiados. A Secretaria de Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), repassa recursos para que as próprias creches preparem a alimentação das crianças e ainda orienta os profissionais para as questões nutricionais.
Arroz, feijão, legumes, folhosos, frutas, carnes, pães, biscoitos, leite e derivados, e estocáveis (farinha de mandioca, fubá, macarrão, dentre outros), garantem a oferta de uma alimentação saudável e balanceada.
Somente este ano, a prefeitura prevê, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões para a alimentação escolar. Desse total, R$ 12 milhões são provenientes dos cofres municipais. O restante é repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo federal, com base no Censo Escolar de 2014.

Fiscalização
O Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (Seduc) é responsável pela elaboração dos cardápios, em que a prioridade é suprir as necessidades nutricionais dos alunos de cada faixa etária, conforme preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O setor realiza visitas periódicas às cozinhas das unidades educacionais. Nutricionistas vão a campo verificar o cumprimento das normas de segurança alimentar, tais como formas adequadas de armazenar e acondicionar os alimentos na despensa da escola. Também acompanham a execução do cardápio previsto no dia.
As questões relativas à execução da merenda no dia a dia são acompanhadas pela Comissão de Fiscalização da Merenda, constituída por servidores da própria unidade educacional. A comissão verifica se os cardápios estão sendo integralmente atendidos nos quesitos qualidade e quantidade. Qualquer eventualidade constatada é comunicada à Secretaria de Educação.
De acordo com a nutricionista da empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, Gabriela Marins, os alimentos são adquiridos na Ceasa de Contagem, respeitando as especificações técnicas estabelecidas pela Seduc.
Atualmente, a produção da alimentação escolar envolve cerca de 321 profissionais, entre nutricionistas e cozinheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário