Ação prevê envolvimento da sociedade para aprimorar a qualidade da educação nas escolas municipais
Envolver todos os equipamentos, espaços e
segmentos da sociedade na educação das crianças e jovens do município,
para que Contagem se torne uma cidade educadora. Essa é a proposta do
Programa de Formação Continuada, lançado pela prefeitura, por meio da
Secretaria de Educação (Seduc), via Instituto Cultiva. A cerimônia de
lançamento, com a presença de mais 500 pessoas, dentre elas o prefeito
Carlin Moura, dirigentes, pedagogos professores e funcionários do quadro
administrativo da educação, lotou o auditório do Centro de Eventos
Fercar, na Cidade Industrial, na quinta-feira (18/6).
O prefeito, ao assinar o decreto que
dispõe sobre o programa, falou da satisfação de poder compartilhar com a
população uma iniciativa que permite ao professor formação no próprio
ambiente de trabalho e, ainda, propõe que toda a sociedade se envolva
com a educação. "Acreditamos que uma cidade educadora se constrói com o
envolvimento de todos os segmentos e atores da sociedade. O êxito da
escola exige o relacionamento com o território e história da comunidade
onde está inserida".
Para o secretário de Educação, professor
Ramon, o Programa de Formação Continuada é "um marco histórico" na vida
dos educadores e das escolas. "Devolver aos profissionais da educação
esse tempo coletivo para se pensar o projeto pedagógico, certamente
resultará em melhorias no processo ensino/aprendizagem, o que beneficia,
sobretudo, os estudantes".
O diretor do Cultiva, Rudá Ricci,
recorreu às reflexões do professor português, António Nóvoa, para falar
sobre a importância dos resultados obtidos com a formação para
educadores. "Na avaliação de Nóvoa, seminário sensibiliza, mas não muda
práticas pedagógicas. Normalmente, a rotina puxa para baixo. Por isso, a
formação ideal é no local de trabalho, na escola e no turno de trabalho
dos professores".
Ao falar do princípio da cidade como
rede educadora, Rudá Ricci lembrou parceiros importantes, tais como
conselhos sociais e associações de bairros. Enfatizou, ainda, o papel das
famílias, sobretudo das mães, na vida escolar dos filhos. "Dados do
IBGE revelam que o grau de instrução da mãe é o principal fator do
desempenho da criança na escola. As mulheres dedicam mais de 30% do seu
tempo no acompanhamento dos filhos nas atividades estudantis, enquanto
que os homens, não mais que 10%", frisou Rudá.
Formação Continuada
O Programa de Formação Continuada foi
desenvolvido por especialistas do Instituto Cultiva, juntamente à equipe
da Diretoria de Formação Continuada da Seduc, coordenada pela
professora Tereza Cristina de Oliveira, que durante o evento, fez uma
breve apresentação sobre o projeto.
Segundo ela, inicialmente, o programa
terá duração de um ano, sendo implementado até meados de 2016. A
formação ocorrerá em duas frentes. A primeira trata-se do público da
Seduc, incluindo o universo de todos os profissionais que trabalham nas
escolas e no quadro administrativo da secretaria. A segunda frente, por
sua vez, contempla lideranças sociais, cuja formação ocorrerá em
parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e
de Desenvolvimento Social e Habitação. Nesse grupo, incluem-se os
articuladores comunitários; conselheiros tutelares e conselheiros de
direitos, dentre outros atores da sociedade civil.
A diretora da Seduc informou, ainda, que
cada público terá um subprograma, com material de apoio e modalidade de
formação específicos. A modalidade poderá ser presencial ou
semipresencial, ser na forma de cursos com começo, meio e fim e, ainda,
como atividades sequenciais e cumulativas.
Os cerca de 4 mil professores da rede
municipal, por exemplo, terão formação semipresencial, durante encontros
quinzenais, com duração de duas horas, denominados de módulos, nos
próprios locais e horários de trabalho. As atividades terão como base
uma sequência temática definida pela Diretoria de Formação Continuada da
Seduc.
Pelo cronograma, cada tema será debatido
durante quatro encontros. Para cada início de módulo temático será
produzido um vídeo, com 20 minutos de duração, que norteará as
discussões a serem realizadas. A metodologia incluirá, ainda, material
escrito e fóruns virtuais. Ao final dos debates de cada tema, a
Secretaria de Educação terá um mapa da situação de cada uma das 132
escolas que compõem a rede municipal, para que possa adotar as
intervenções exigidas para qualificar as atividades educacionais naquela
unidade.
Palestra
O lançamento do Programa de Formação
Continuada contou também com uma palestra proferida pela doutora em
Didática da História, Lana Mara de Castro Siman. Ela, que tem como
campos de atuação, produção, pesquisas e orientações sobre a temática do
Educar pela Cidade, discorreu sobre educação por meio da história e
memória.
Participaram da cerimônia o
secretário-adjunto de Educação, Ademilson Ferreira; os secretários
municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Letícia da Penha Guimarães; e
da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso,
Hamilton Lara; a presidente da Fundação do Ensino de Contagem (Funec),
Karla Roque; a diretora da Funec, Luzia Moreira; e o chefe de Gabinete,
Farley Lima.
REPÓRTER: Cristina Proença
FOTO CRÉDITO: Jonathan Otero
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